São Paulo — Hugo Calderano conseguiu um resultado inédito para o tênis de mesa brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (4/8). A preparação para o feito histórico passa por São Caetano do Sul, no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo.
O atleta se mudou para a cidade aos 14 anos de idade, junto do avô para treinar em um dos “principais centro de treinamento de tênis de mesa do Brasil”.
Segundo assessoria de imprensa de Hugo Calderano, a seleção brasileira também treinava no local e, por isso, o atleta enxergou ali uma oportunidade de elevar “significativamente” a qualidade dos seus treinos.
Ainda de acordo com o estafe do mesa-tenista, a mudança foi “fundamental para sua evolução como atleta”.
Resultado histórico
Com o desempenho em Paris, Hugo Calderano superou sua própria marca e alcançou o melhor desempenho de um brasileiro no tênis de mesa em Olimpíadas. O recorde anterior foi obtido por ele mesmo ao chegar até as quartas de finais em Tóquio 2020.
Além de ter marcado a história do esporte no Brasil, o atleta também se tornou o primeiro nascido no continente americano a chegar em uma semifinal olímpica.
Quem é Hugo Calderano
Hugo Marinho Borges Calderano tem 28 anos. É nascido no Rio de Janeiro e começou a jogar tênis de mesa com oito anos.
Ele chegou em Paris como o número seis do ranking que ordena os melhores mesa-tenistas do mundo.
Em seu currículo, Calderano ostenta seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em jogos panamericanos. Em 2014, ele conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China – a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro em uma competição do tipo.
O atleta é fanático por esportes e nas horas de folga gosta de jogar basquete, vôlei, tênis e assistir esportes na tv. Fala sete idiomas, português, inglês, espanhol, alemão, mandarim, francês e italiano.
Outro fato curioso sobre Hugo Calderano é que ele consegue montar o cubo mágico em apenas 9 segundos em média.