O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, tem nesta terça-feira (7/5) duas reuniões para discutir ações contra a corrupção no mercado financeiro, como parte da elaboração do plano nacional de combate à corrupção que o governo vem montando, sob coordenação da CGU.
Às 14h, Carvalho vai se reunir com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso Do Nascimento. Às 18h, o encontro será com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
As reuniões são destinadas a coletar colaborações e sugestões para o plano, que, como mostrou a coluna, também coleta junto a 30 ministérios do governo ideias de ações de integridade, transparência e enfrentamento à corrupção que já existem ou que devem ser implementadas.
Um dos objetivos é reduzir a impunidade de crimes de corrupção praticados por pessoas e empresas ao aprimorar processos de denúncia e investigação no governo federal.
Quando o plano for lançado, substituindo um outro, lançado no governo Bolsonaro, caberá a cada ministério cumprir e monitorar suas próprias medidas de integridade.
O plano também inclui outros três eixos: transparência e governo aberto, controle da qualidade do gasto público e redução do desperdício, e integridade na relação Estado-setor privado.