São Paulo — O governo do estado anunciou, nesta segunda-feira (11/11) uma ação para a realização de mamografias gratuitas para mulheres acima dos 35 anos, na zona leste da cidade, entre os dias 11 e 23 de novembro.
A Carreta da Mamografia será instalada no estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da capital, resultado de uma parceria do clube com o governo municipal.
A estimativa é que a campanha atenda até 50 mulheres diariamente em uma ação de combate ao câncer de mama e detecção precoce da doença — que deve atingir 73.160 pessoas em 2024, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A ação também contará com apoio da Defensoria Pública, que disponibilizará atendimento jurídico, e com atividades de conscientização sobre alimentação saudável, conduzidas pelo programa Cozinhalimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Entenda como funciona
Para passar pela Carreta da Mamografia, é preciso pegar uma senha no estádio do Corinthians, local da ação, antes da realização do exame.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, serão distribuídas 25 senhas, das 8h às 12h.
Mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar somente o RG e o cartão do SUS. Já mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, devem apresentar pedido médico do SUS, juntamente com os outros documentos.
Além dos exames, o evento oferece cursos de qualificação em empreendedorismo, com o objetivo de fomentar a autonomia financeira das participantes.
O atendimento da Defensoria Pública será feito em sala individual, nos dias 14, 16, 22 e 23 de novembro, das 9h às 13h (exceto feriados).