Bomba quebra e afeta abastecimento de água de bairros da zona norte de Bauru; rodízio continua em outras regiões da cidade

Segundo o DAE, o equipamento apresentou falhas durante a madrugada, sendo preciso a interrupção da produção de água, afetando o abastecimento de ao menos oito bairros. Outras três regiões da cidade ainda enfrentam rodízio desde a última quinta-feira (9). Em meio a rodízio, DAE anuncia quebra de bomba em poço Zona Norte
Igor Jácome/g1
Técnicos de manutenção do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru (SP) estão desde às 13h desta segunda-feira (13) realizando a substituição da bomba do poço Zona Norte, afetando o abastecimento de água de moradores da região.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o DAE, o equipamento apresentou falhas durante a madrugada, sendo preciso a interrupção da produção da bomba submersa do poço, localizado na rodovia Cesário José Castilho, sentido Bauru-Iacanga (SP).
Com isso, ao menos oito bairros da zona norte da cidade estão com o abastecimento de água prejudicado. São eles:
Pousada da Esperança 1 e 2
Vila São Paulo
Quinta da Bela Olinda
Nova Bauru
Jardim Ivone
Distrito Industrial IV
Nobuji Nagasawa
Residencial Mirante da Colina
Residencial Portal da Colina
A conclusão de substituição da bomba está prevista para o final da tarde de terça-feira (14), mas o abastecimento deve se normalizar somente durante à noite e madrugada de quarta-feira (15). Ainda segundo a autarquia, manobras serão realizadas para amenizar a falta de água neste período.
O DAE recomenda aos moradores afetados a usarem a reserva doméstica das caixas d’água e evitar desperdícios e atividades que demandem uso excessivo de água.
Caminhões-pipas podem ser solicitados através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Rodízio continua
Desde a última quinta-feira (9), moradores dos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha passam por um rodízio no abastecimento de água, o equivalente a 27% da cidade, cerca de 100 mil pessoas.
Sem previsão de chuva, rodízio no abastecimento é mantido em Bauru
A medida é necessária, segundo o DAE, devido ao nível da lagoa de captação do Rio Batalha, que está em 1,85 metro nesta segunda-feira – o ideal é de mais de três metros.
O rodízio funciona em sistema 48/24 horas (24 horas com abastecimento e 48 horas sem). Durante o contingenciamento, o DAE realiza o fornecimento de forma controlada, concentrando a distribuição da água às regiões programadas, para atender aos bairros que foram divididos em três grupos.
Grupo 1 – Parque do Sabiás e Vila Independência;
Grupo 2 – Centro, Altos da Cidade e Jardim Ouro Verde;
Grupo 3 – Vila Falcão e Jardim Bela Vista
Nesta segunda-feira, os bairros do grupo 2 estão com o fornecimento de água nas residências. Nos próximos dias, o abastecimento de água nos grupos fica assim:
Segunda-feira (13): Centro, Altos da Cidade e Jardim Ouro Verde
Terça-feira (14): Vila Falcão e Jardim Bela Vista
Quarta-feira (15): Parque do Sabiás e Vila Independência
Quinta-feira (16): Centro, Altos da Cidade e Jardim Ouro Verde]
Sexta-feira (17): Vila Falcão e Jardim Bela Vista
Sábado (18): Parque do Sabiás e Vila Independência
O DAE disponibilizou também uma ferramenta online para que os moradores possam consultar a situação do bairro onde moram.
Sem chuvas há 25 dias, Bauru vive uma crise hídrica e a falta de previsão de chuvas impede uma estimativa para o fim do racionamento de água na cidade. Na quinta-feira, o município decretou estado de emergência hídrica pela falta de chuva.
Segundo a autarquia, o critério para definir o esquema de rodízio considera as manobras operacionais possíveis de serem feitas e obedece critérios exclusivamente técnicos. A medida é emergencial e temporária, devendo ser interrompida assim que o sistema voltar a ficar equilibrado.
Nível do Rio Batalha, em Bauru, está abaixo do ideal
Andressa Lara/TV TEM
Durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessária a recuperação do sistema (“enchimento” das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.
Segundo o DAE, por conta disso, a reversão do sistema é feita sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população.
Nível do Rio Batalha está bem abaixo do ideal e afeta abastecimento em Bauru
Cesar Evaristo / TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!