Logo após anunciar que desistiu de concorrer à reeleição para a Casa Branca, na tarde deste domingo (21/7), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou em suas redes sociais que vai apoiar Kamala Harris para ser a indicada do partido Democrata ao cargo.
“Decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como presidente durante o resto do meu mandato. Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”, disse, em publicação na rede X (antigo Twitter).
Ao encerrar a mensagem de apoio a Kamala, Biden frisou:
“Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”.
Biden se preparava para concorrer nas eleições deste ano contra o republicano Donald Trump. No entanto, opositores e aliados passaram a questionar a capacidade dele para um novo mandato diante do desempenho ruim no último debate na rede CNN.
No comunicado, Biden diz que foi a maior honra da vida dele servir como presidente dos Estados Unidos. “Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu prazo”.
Ele está, atualmente, se recuperando de Covid-19.