A dois meses do fim do prazo, SP precisa transferir 904 pacientes de manicômios judiciários, e CNJ estuda adiamento

Norma prevê fechamento de unidades de custódia e tratamento psiquiátrico até 28 de agosto. Os relatos dos envolvidos no processo de fechamento dos manicômios judiciários.
Reprodução/Profissão Repórter
A dois meses do fim do prazo para fechamento dos manicômios judiciários, o estado de São Paulo precisa transferir 904 pacientes dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) em Franco da Rocha (SP) e Taubaté (SP), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ao g1, o Conselho Nacional de Justiça informou que, a pedido de senadores, estuda prorrogar o prazo para que o Estado de São Paulo cumpra a resolução do órgão que determina o fechamento de estabelecimentos de custódia e tratamento psiquiátrico (entenda abaixo).
“O Tribunal de Justiça de São Paulo, o governo do estado de SP, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério Público de SP já estão em tratativas bastante adiantadas para definir a metodologia e a cronologia para a extensão do prazo”, informou o CNJ.
Inicialmente, o prazo para o fim dos manicômios judiciários acabaria em maio deste ano, mas foi prorrogada para 28 de agosto em todo o Brasil pelo CNJ. A motivação foi um pedido do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre).
À época, a entidade afirmou que os tribunais estaduais realizam tratativas com os governos locais, mas, segundo o Consepre, têm “se deparado com respostas [que apontam a] impossibilidade de oferecimento de estrutura adequada para o tratamento de pessoas com necessidades especiais devido a transtornos mentais”.
O que diz a Saúde?
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que apoia os municípios com financiamento para a implantação das Residências Terapêuticas (RT) e para o seu funcionamento por seis meses, período estimado para o processo de habilitação federal do serviço, via Ministério da Saúde (MS). O estado possui, aproximadamente, 370 RTs registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), todas de gestão municipal, com quatro a dez vagas cada. Destas, 205 estão habilitadas pelo MS, com custeio federal mensal fixo.
Em relação às equipes conectoras, concebidas a partir da portaria MS/GM 94/2014, estão detalhadas na publicação “Serviços de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei”, e estão em processo de contratação e composição, de acordo com o disposto em resolução específica, onde constam as devidas atribuições. Também são referidas na Resolução CNJ 487.
Sobre o processo de desinstitucionalização, os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) entram em contato com a Área técnica de Saúde Mental, com as Equipes de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAPs)/Equipes Conectoras ligadas a SES/SP, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), e os municípios comunicando a presença de seu munícipe e solicitando apoio para o processo de saída deste usuário.
Este apoio é acompanhado de forma contínua pelas EAPs/Equipes Conectoras, onde se inicia a articulação para o retorno ao município de origem, devendo ser considerado não somente cuidados em saúde integral como também cuidados da rede de proteção social (assistência social), sendo indicado a construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), em consonância com as necessidades de cada indivíduo”.
Os relatos dos envolvidos no processo de fechamento dos manicômios judiciários
Entenda a resolução
A resolução que trata da política antimanicomial no país foi publicada pelo CNJ em fevereiro de 2023. Além do fechamento das unidades, a medida prevê a transferência de internos para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), por exemplo.
A resolução do CNJ tem o objetivo de colocar em prática o que é previsto em uma lei de 2001, que trata da proteção e dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
Pela legislação, pessoas com transtornos mentais que precisam cumprir medidas de segurança – pela prática de um crime, por exemplo – não podem ser internadas em estabelecimentos asilares e devem receber assistência integral, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais e de lazer.
LEIA TAMBÉM:
Da violência à liberdade: como transformação do conceito de loucura moldou cuidado psiquiátrico no Brasil
‘Não sei por que passei por eletrochoque’: ex-internos de alas psiquiátricas relatam reinvenção com tratamento humanizado
Entenda como antigo hospício no interior de SP se tornou referência internacional em saúde mental
Como funcionam as moradias onde pessoas com transtornos mentais vivem longe de hospícios
A lei foi criada com o objetivo de evitar que pessoas com transtornos mentais que cometessem delitos fossem submetidas a tratamentos cruéis e à tortura nos manicômios judiciais.
De acordo com o CNJ, 16 estados já interditaram total ou parcialmente locais de custódia e tratamento psiquiátrico. Ao todo, 2.736 pessoas cumprem medidas de segurança no país.
Críticos da resolução aprovada em fevereiro de 2023 dizem que o SUS não possui equipe, recursos e logística para receber todos os pacientes psiquiátricos atualmente custodiados nos manicômios judiciais. Também afirmam que retirar essas pessoas dos estabelecimentos pode expor a sociedade a riscos.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!