Para quem é apaixonado pelo cinema e pela moda, assistir a filmes pode ser uma experiência que vai influenciar diretamente no seu estilo pessoal. Para celebrar o Dia Internacional do Cinema, nesta terça-feira (5/11), apresentamos cinco produções cinematográficas que se destacam pelo figurino, e trazemos dicas de como se inspirar nesses estilos para o dia a dia.
Vem conferir!
O Grande Gatsby (2013)
Blade Runner (1982) – urbano futurista
Blade Runner se tornou um marco da ficção científica ao misturar elementos detetives à estética de um futuro distópico. No figurino, assinado por Michael Kaplan, os personagens combinam peças elegantes e funcionais, como longos trench coats, tecidos pesados e acessórios em tons escuros, criando um visual misterioso e sofisticado.
Para se inspirar nessa estética, é possível vestir roupas que combinem o preto, o cinza e o azul-escuro, além de peças em couro. Complemente o look com chapéus e botas, construindo um visual urbano e retro-futurista.
Protagonista, interpretado por Harrison Ford
Volume e materiais pesados são usados
Mistura dos estilos urbano e espião
Bonequinha de luxo (1961) – sofisticado e atemporal
Em Bonequinha de Luxo, a ícone fashion Audrey Hepburn, personificou a icônica Holly Golightly, dona de um estilo clássico e elegante. Com seu vestido preto tubinho, longas luvas e colar de pérolas, a protagonista marcou a moda no cinema ao unir sofisticação a um visual minimalista.
Para se inspirar, invista em peças básicas em tons neutros e complemente com acessórios refinados. Elementos como tiaras, sapatos de bico fino e óculos de sol garantem o toque retrô dos anos 1960, até mesmo para looks mais caseiros, como usados por Hepburn no filme.
Marcante look usado pela vencedora do Oscar Audre Hepburn
Filme dirigido por Blake Edwards
Visual para casa também é valorizado com acessórios
As Patricinhas de Beverly Hills (1995) – estilo preppy dos anos 1990
Cher Horowitz, de As Patricinhas de Beverly Hills, definiu, por meio da estética colegial, o estilo preppy dos anos 1990 com seus conjuntos xadrez, saias plissadas e blusas de gola alta. Esse visual mistura o formal com o casual a partir de cores vivas e estampas marcantes, como mostrado pela personagem de Alicia Silverstone.
Se você gosta de um estilo jovem e ousado, aposte em peças como blazers oversized, minissaias xadrez e meia-calça colorida. Os acessórios também são essenciais: chapéus, mochilas em miniatura e brincos grandes completam o look de uma maneira divertida.
Estampas, saias plissadas e acessórios marcam o estilo
Produção de 1995 é protagonizado por Alicia Silverstone
Estilo marcou os anos 1990
O Grande Gatsby (2013) – glamour dos anos 1920
Na adaptação do clássico de Scott Fitzgerald, os figurinos exuberantes levaram às telonas o espírito da Era do Jazz. O estilo dos anos 1920 é caracterizado por vestidos de franjas, pedrarias e cintilantes tecidos metalizados. Para modernizar esse visual, invista em peças com brilho, joias e detalhes como penas ou tiaras. Cores neutras com um toque de dourado e prata também ajudam a trazer o espírito festivo da época para o guarda-roupa atual.
Brilhos e extravagância marcaram os anos 1920
Moda faz parte da estética art nouveau
É possível adaptar o estilo para a atualidade
Matrix (1999) – minimalismo entre milênios
A transição de milênios foi marcante para a moda e para o cinema. Em Matrix, os trajes monocromáticos traduzem o minimalismo futurista que a evolução tecnológica trazia na estética de vários setores. Os looks dos personagens trazem roupas de couro preto, trench coats e óculos de sol geométricos.
Para se inspirar nesse visual que influenciou fortemente a indústria da moda, invista em peças em preto e cortes retos, e complemente com acessórios como botas de cano alto e cintos largos. Esse minimalismo é ideal para um visual urbano que combina estilo e praticidade.
Estilo futurista e monocromático
Cortes retos e couro se destacam
Estética abordada em Matrix influenciou marcas de moda
Esses cinco filmes mostram como o figurino ajuda a contar uma história, e mais do que isso, pode influenciar a moda fora das telonas. Ao explorar esses visuais, você consegue trazer para o seu guarda-roupa elementos icônicos de cada produção, adaptando-os ao estilo pessoal, misturando as influências e ideias originais.