Ferramenta do Google consegue gerar vídeos com inteligência artificial com resolução de 1080p, taxa de 24 ou 30 quadros por segundo e mais de um minuto de duração O Google deu um novo passo na criação com Inteligência Artificial (IA) e liberou o Veo, ferramenta capaz de gerar vídeos ultrarrealistas a partir de texto ou imagens estáticas. O serviço foi lançado parcialmente em maio e teve a ampliação anunciada globalmente no dia 3 de dezembro para clientes do Vertex AI, solução de criatividade com IA do Google Cloud. A plataforma consegue gerar clipes com resolução de 1080p e taxa de 24 ou 30 quadros por segundo. Por enquanto, é preciso passar por uma lista de espera para ter acesso à novidade que é paga. A novidade tem como principal concorrente a Sora, da OpenAI, dona do ChatGPT.
🔎Synthesia AI: como usar IA que transforma texto em vídeo
💻Kling AI: 5 coisas que você precisa saber sobre IA que faz vídeos
O Veo consegue gerar vídeos de alta qualidade com mais de um minuto de duração. Segundo a empresa, o modelo atual é o mais potente desenvolvido até o momento, disponibilizando uma ampla gama de estilos cinematográficos e visuais. O objetivo, conforme o Google, é ajudar empresas, profissionais de marketing e criadores de conteúdo a destravar possibilidades de expressão criativa. A ferramenta também poderá simplificar o fluxo de trabalho de produção de vídeo, reduzindo custos e agilizando processos práticos.
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝Qual é a melhor inteligência artificial que cria imagens? Usuários respondem no Fórum do TechTudo
Na página de exibição do serviço, o Google exibe diversos trechos de vídeos sintéticos criados pela ferramenta e os prompts imputados para desenvolvê-los. Geralmente, a ferramenta pareceu capaz de entender comandos simples e ofereceu diferentes tipos de efeitos cinematográficos, como vistas aéreas que simulam captação com drone, câmera lenta e timelapse, por exemplo, com efeito realista. O serviço pode usar imagens sintéticas ou reais para compor o vídeo. Também é possível fazer uma sequência de vídeos, criando clipes longos e contínuos.
O Google garante que segue alguns protocolos para projetar e desenvolver imagens com IA de forma segura. Segundo a companhia, os vídeos gerados pelo Veo possuem filtros de segurança que evitam a geração de cenas inadequadas, sendo acompanhados de marcas d’água invisíveis em cada quadro, para impedir a criação de desinformação. A solução pode impedir a repetição do erro ocorrido após a liberação de geração de imagens do Gemini Google, com inconsistências histórias e polêmicas. A empresa também diz que não usa dados do cliente para treinar os modelos de Inteligência Artificial e que possui práticas de proteção a direitos autorais.
Veo: plataforma do Google pode gerar vídeos com inteligência artificial
Reprodução/Google
Além do Veo, o Google também lançou o Imagen 3, modelo de geração de imagens estáticas com IA. A ferramenta também promete níveis ultrarrealistas de detalhes, capazes de criar fotos realistas com menos distrações do que os modelos anteriores, convencendo ainda mais o espectador de que aquela é uma fotografia real. O serviço possui uma área de edição que permite adicionar ou remover elementos, modificar fundos ou ampliar o tamanho, por exemplo, possibilitando personalizar a imagem.
O Imagen 3 estará disponível para todos os clientes do Google Cloud a partir da próxima semana. Já os usuários interessados em entrar na lista de espera do Veo devem acessar o VideoFX (aitestkitchen.withgoogle.com/pt/tools/video-fx) e preencher o cadastro. O Google não deu prazo para liberação do serviço de criação de vídeos com IA para mais usuários.
Com informações de Google (1 e 2).
Mais do TechTudo
Veja também: Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs ‘estilo’ Sora
Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs ‘estilo’ Sora
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.