Procedimentos simples podem resolver problema de conexão que não é particular e impede navegação em páginas na web; a seguir, saiba como solucionar o erro no celular “Sua conexão não é particular” é um erro comum ao navegar por páginas da web. O aviso surge quando o navegador do dispositivo não consegue estabelecer uma conexão segura com a página, pois não há confirmação de que ela possui um certificado SSL (Secure Sockets Layer) válido. A barreira reforça a segurança do usuário e evita o comprometimento de informações pessoais por meio de sites perigosos.
🔎Como desativar o WhatsApp temporariamente: veja formas e tire dúvidas
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Apesar disso, o problema pode estar no seu celular, não na página acessada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como falta de atualização do software, desatualização da data e hora e até mesmo falta de limpeza nos dados de navegação. Existem alguns procedimentos simples que podem ajudar a resolver o problema. Nas linhas a seguir, saiba o que fazer se o erro “Sua conexão não é particular” surgir no navegador de celulares Android e iPhone (iOS).
Aviso “Sua conexão não é particular” surge para aumentar a segurança do usuário; veja como resolver o problema no Android e iPhone (iOS)
Laura Storino/TechTudo
📝Google Chrome abre várias páginas sozinho: como resolver? Veja no Fórum do TechTudo
Como resolver o erro ‘Sua conexão não é particular’
1. Limpe o histórico do navegador
Passo 1. Para resolver o erro “Sua conexão não é particular”, o primeiro passo é limpar o histórico e os dados dos sites. No iPhone, toque em “Geral” e, em seguida, selecione “Safari”. No Android, o procedimento poderá ser feito no Chrome. Para isso, basta tocar no ícone de três pontos, na parte superior direita da tela, e tocar em “Histórico”;
Primeiros passos para limpar os dados de navegação do dispositivo
Reprodução/Mariana Tralback
Passo 2. Acesse a opção “Limpar Histórico e Dados dos Sites” e confirme em “Limpar Histórico”.
Limpando o histórico e dados dos sites para evitar erros na navegação
Reprodução/Mariana Tralback
2. Reinicie a internet no celular
Passo 1. Outra dica para resolver o problema é reiniciar a conexão Wi-Fi do celular. Para isso, acesse as opções do dispositivo e toque no ícone do Wi-Fi para desligá-lo. Em seguida, ligue a internet novamente.
Reiniciar a conexão Wi-Fi pode ser uma forma de resolver o erro “Sua conexão não é particular”
Reprodução/Mariana Tralback
3. Reinicie e celular Android ou iPhone
Passo 1. Reiniciar o seu dispositivo também é um procedimento indicado. Para isso, acesse “Ajustes” e “Geral” o Iphone. No Android, basta utilizar os botões laterais para fazer a reinicialização;
Reiniciar o dispositivo também é indicado para resolver o problema na navegação
Reprodução/Mariana Tralback
Passo 2. Selecione “Desligar” e deslize o dedo sobre a opção “Deslize para desligar”. Em seguida, ligue o celular normalmente.
Procedimento de reiniciar o celular pode ser feito pelas configurações do telefone ou através dos botões laterais
Reprodução/Mariana Tralback
4. Atualize o celular
Passo 1. Para evitar erros na navegação, certifique-se também de que o dispositivo está atualizado. No iPhone, selecione “Ajustes” e “Geral”. Toque em “Atualização de Software” e confira se existem atualizações disponíveis Em celulares Android, o procedimento deverá ser feito acessando “Configurar” e “Sistema”; toque em “Avançado” e selecione “Atualizações do sistema”.
Manter o celular atualizado é uma forma de garantir que a navegação ocorrerá sem problemas
Reprodução/Mariana Tralback
5. Use o modo privado/ guia anônima
Passo 1. Você também poderá acessar sites no modo privado, o que também é uma opção para eliminar erros. No Android, basta acessar o navegador e tocar no ícone de três pontos, na parte superior direita da tela. Em seguida, selecione “Nova guia anônima”. No IPhone, acesse uma página da web pelo navegador e toque no ícone de abas, na parte inferior direita da tela. Na página seguinte, selecione a opção “Privado”;
Acessando a navegação em modo privado
Reprodução/Mariana Tralback
Passo 2. No “Modo de navegação privada”, toque no ícone de “+”. Em seguida, acesse normalmente o site desejado.
Ao ativar o modo privado, os dados não serão salvos localmente quando você estiver navegando em uma página da web, o que pode solucionar problemas
Reprodução/Mariana Tralback
6. Altere informações de hora de data
Passo 1. Caso os procedimentos citados não funcionem, uma alternativa é checar as configurações de data e hora do celular. Para isso, toque em “Ajustes” e “Geral”. Selecione “Data e Hora” e garanta que a opção “Automaticamente” esteja ativada. No Android, o procedimento é um pouco diferente: acesse “Configurar”, “Sistema” e “Data e hora”. Ative a opção “Usar horário fornecido pela rede”.
Configurando o ajuste automática de data e hora
Reprodução/Mariana Tralback
7. Desative a VPN
Passo 1. Caso você tenha ativado a VPN em seu celular, o erro também pode vir desse tipo de procedimento. Para fazer a desativação no iPhone, toque em “Ajustes” e selecione “Geral”. Acesse “Gestão de VPN e Dispositivo” e certifique-se de que a VPN estará desconectada. No Android, o procedimento pode ser feito em “Configurar”, “Rede e Internet”, “Avançado”. Toque em “VPN” e veja se a opção “Nenhuma” está selecionada.
Desconectando a VPN no dispositivo; procedimento também ajuda a evitar erros na navegação
Reprodução/Mariana Tralback
8. Desative extensões
Passo 1. Desativar extensões também pode evitar erros na conexão. No Iphone, acesse “Ajustes” e “Safari”. Toque em “Extensões” e verifique se existe alguma extensão instalada no navegador.
Desativando extensões do navegador web
Reprodução/Mariana Tralback
9. Troque o navegador
Passo 1. Por fim, outra solução é trocar o navegador. No iPhone, é possível substituir o Safari pelo Chrome , por exemplo. Para isso, acesse a App Store, busque por “Chrome” na barra de pesquisas e toque em “Obter” para fazer a instalação. O mesmo pode ser feito em celulares Android, através da Google Play Store.
Caso nenhum procedimento funcione para resolver os problemas na navegação, é indicado fazer o download de outro navegador na loja de apps do seu celular
Reprodução/Mariana Tralback
Com informações de Tuneskit .
Mais do TechTudo
Veja também: Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple
Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.