Primeiro iPhone faz 17 anos; veja 8 fatos curiosos sobre o celular da Apple

Celular inaugurou a era dos teclados touchscreen, mas não possuía recursos como filmagem de vídeos, GPS, Siri e App Store; relembre como era o primeiro iPhone O lançamento do primeiro iPhone está comemorando 17 anos neste sábado (29). Em 29 de junho de 2007, Steve Jobs subiu ao palco da Macworld 2007 para apresentar o primeiro smartphone da empresa, descrito por ele mesmo como um “celular revolucionário”. De fato, o aparelho foi pioneiro em muitas áreas e moldou o que passaria a ser entendido como o futuro dos dispositivos mobile. Por exemplo, o primeiro iPhone trouxe um teclado inteiramente virtual, que hoje é adotado por todos os smartphones, mas na época inspirou certa desconfiança entre os usuários.
Dezessete anos depois, lançamentos como o iPhone 15 Pro Max chamam a atenção pela qualidade do conjunto de câmeras, desempenho de ponta e recursos inteligentes. O celular, inclusive, receberá a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) Apple Intelligence, que promete se adequar à rotina do usuário para fornecer uma experiência completamente personalizada. Tamanha tecnologia torna difícil imaginar o quanto o iPhone original era limitado em comparação aos seus sucessores. Para comemorar os 17 anos de lançamento do iPhone, o TechTudo separou 8 fatos curiosos sobre o primeiro smartphone da Apple.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Saiba-mais taboola
Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone
Divulgação/Apple
📝 Celular caiu na água: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo
1. Rompeu com a lógica dos teclados físicos
A maior tendência lançada pelo primeiro iPhone foi o seu teclado sensível ao toque, totalmente ativável de forma digital. Naquele momento, todos os principais concorrentes da Apple lançavam modelos com teclados físicos, que podiam ser vistos no Moto Q ou no BlackBerry. A princípio, os teclados com a tecnologia touchscreen eram considerados controversos, e muitos duvidavam da funcionalidade do novo recurso, mas a novidade foi bem recebida pelos usuários.
Os novos teclados se destacaram principalmente entre os antigos usuários do teclado T9, no qual eram necessários múltiplos cliques em um teclado número para escrever uma simples palavra. Logo, a função tornou o ato de trocar mensagens muito mais rápido e fluido.
Steve Jobs fala sobre os smartphones da época no lançamento do primeiro iPhone
Divulgação/Apple
2. Inaugurou a tendência das “telonas”
O primogênito da Apple também trouxe para o mundo dos celulares a tendência das telas cada vez maiores. O primeiro iPhone tinha um display de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels. Essas dimensões parecem pequenas para os padrões atuais, mas já o tornaram um dos maiores celulares da época. A tendência se popularizou, e os smartphones foram aumentando com passar do tempo. Prova disso é que o lançamento mais atual da Apple, o iPhone 15 Pro Max, tem display de 6,7 polegadas com uma resolução de 2.796 x 1.290 pixels.
Design do primeiro iPhone mudou estética dos smartphones
Divulgação/Apple
3. Não tinha conector Lightning
O carregador e o conector Lightning só foram introduzidos pela Apple em 2012, no iPhone 5, e não estavam presentes no primeiro celular da marca. O smartphone tinha um conector dock de 30 pinos, que era significativamente maior que o Lightning e força os aparelhos a serem mais grossos. A mudança possibilitou o desenvolvimento de celulares mais finos e elegantes, e também permitiu que os usuários pudessem parar de se preocupar em encaixar o cabo “do lado certo” no dispositivo, visto que as pontas eram reversíveis.
Detalhe do conector e da saída de áudio do primeiro iPhone
Anna Kellen Bull/TechTudo
4. Não gravava vídeos
A câmera do primeiro iPhone ficava muito aquém dos modelos atuais. Enquanto o iPhone 15 Pro Max, smartphone mais avançado da Apple atualmente, possui um conjunto com três câmeras que chegam a até 48 MP e podem filmar em resolução 4K em até 60 quadros por segundo (fps), o primeiro dispositivo sequer possuía a função de filmagem. A gravação de vídeo só foi introduzida em 2009, no iPhone 3GS.
Além disso, o primeiro iPhone também não tinha uma câmera frontal. A lente, que hoje tem a capacidade de 12 MP, ainda não havia sido inventada, e o aparelho se limitava a tirar fotos com a câmera traseira. O sensor frontal só foi introduzido nos modelos iPhone em 2010, no iPhone 4, com a chegada das ligações FaceTime, que eram novidade na época.
Traseira do primeiro iPhone
Anna Kellen Bull/TechTudo
5. Não tinha App Store
Assim que foi lançado, em 2007, o primeiro iPhone não tinha uma plataforma disponível para baixar novos aplicativos. A princípio, o celular tinha somente alguns aplicativos básicos pré-instalados. Entre eles estavam Calendário, Fotos, Notas, Calculadora e outros serviços, como o de previsão do tempo. A App Store só foi inserida no aparelho pela Apple no ano seguinte, e um dia depois a empresa anunciou o seu segundo smartphone, o iPhone 3G, que já viria com o suporte pré-instalado. Atualmente a App Store possui mais de um 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo.
Primeiro iPhone
Anna Kellen Bull/TechTudo
6. Não tinha GPS
O GPS também não estava entre os recursos inclusos no primeiro iPhone. O celular chegou ao mercado com o aplicativo do Google Maps pré-instalado no aparelho, mas ele só servia para fins informativos. Isso porque o aparelho não continha um sensor GPS para informar onde o usuário está em tempo real. Dessa forma, não havia a opção de usar o smartphone como um navegador. O GPS foi integrado aos celulares da Apple com a chegada do iPhone 3G, em 2008.
App Google Maps do iPhone
Marvin Costa/TechTudo
7. Não tinha Siri
O primeiro iPhone também não possuía a famosa assistente virtual Siri. O recurso que utiliza a Inteligência Artificial para responder perguntas feitas por comando de voz só passou a ser inserido nos aparelhos da empresa a partir de 2011, com o iPhone 4S. Ainda assim, a função apresentava um uso limitado da IA, que agora está chegando aos smartphones da marca com a Apple Intelligence no iOS 18. A promessa da nova tecnologia é tornar o aparelho ainda mais eficiente, incluindo a própria Siri, e simplificar tarefas do dia a dia.
Siri no iPhone 4S
Divulgação/Apple
8. Foi leiloado por quase R$ 1 milhão
Em julho de 2023, uma unidade do primeiro iPhone foi leiloada por 190 mil dólares, o que correspondia a cerca de R$ 919 mil em conversão direta. O pregão foi vencido após 28 lances e superou as expectativas dos organizadores, que esperavam que o produto fosse adquirido por no máximo 100 mil dólares. A alta disputa pelo celular ocorreu porque se tratava da versão do primeiro iPhone com armazenamento de 4 GB. O aparelho leiloado pertencia a um dos engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento.
O primeiro iPhone foi disponibilizado com as versões de 4 GB e 8 GB, mas o modelo com menos armazenamento não fez tanto sucesso e logo foi descontinuado pela Apple. Ele deu lugar a uma versão ainda maior, com de 16 GB de capacidade. Com “poucas” unidades fabricadas, o celular é mais raro de se encontrar e tornou-se alvo de colecionadores.
Com informações de iDropNews, Restore, The Conversation e Wired
🎥 Veja também como tirar água do seu iPhone!
iPhone caiu na água? Esse truque vai expelir o líquido pelo alto-falante

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!