Novidades do iOS 18 melhoram o uso do iPhone com recursos de segurança, conectividade, personalização e mais; conheça as ferramentas e o que fazer para ativá-las O iOS 18 chegou ao iPhone em setembro deste ano, trazendo diversas funcionalidades que podem mudar a forma como os usuários usam os modelos de celular. A principal novidade do sistema operacional é a Apple Intelligence, inteligência artificial (IA) da Apple que permite, aos usuários de dispositivos compatíveis, criar emojis personalizados, resumir textos e mais. No entanto, o iOS 18 tem outros vários recursos úteis que prometem mudar a forma como todos os usuários de iPhone usam o celular.
Dentre as principais novidades, estão a conversão de moedas em tempo real, o gerenciamento de senhas, e um recurso que permite trancar e ocultar aplicativos com dados sensíveis. Pensando nisso, o TechTudo montou uma lista com sete recursos iOS 18 que vão revolucionar seu smartphone e que você precisa conhecer. Confira e saiba como usar as funções.
🔎 ChatGPT chega ao iPhone; confira todas as novidades da Apple Intelligence
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Novidades do iOS 18 prometem aprimorar a experiência de usuários de iPhone, confira
Brigida Nogueira/TechTudo
📝 Como entrar em contato com a assistência técnica da Apple? Usuários respondem no Fórum TechTudo
1. Conversão na Calculadora
O recurso de conversão na Calculadora do iPhone pode ser muito útil para usuários que desejam comprar dólares. A função foi lançada com o iOS 18 e garante uma conversão rápida para determinadas moedas. A ferramenta é baseada em informações em tempo real do Yahoo! Finance.
Para utilizá-la, é preciso abrir o app Calculadora e tocar no pequeno ícone de calculadora localizado no canto inferior da tela. Em seguida, toque em “Conversão” para ativar o recurso e selecionar a moeda a ser convertida no campo indicado. Após inserir o valor, a conversão será feita automaticamente. É válido mencionar que o recurso está disponível tanto na versão básica do app como na científica.
Calculadora do iPhone converte moedas para usuários do iOS 18
Reprodução/Gisele Souza
2. App Senhas
O iOS 18 trouxe o aplicativo Senhas, dedicado ao armazenamento seguro de palavras-chave no iPhone. O recurso funciona como uma central que permite gerenciar códigos do usuário, protegidos por criptografia de ponta a ponta. O app envia notificações sempre que uma nova senha for cadastrada, ou se houver alterações. Vale destacar que as palavras-chave podem ser sincronizadas no iCloud e outros dispositivos Apple.
Para cadastrar uma nova senha, abra o app e clique no campo “Todas”. Em seguida, selecione o ícone de (+), localizado no canto inferior direito da tela, e insira as informações exigidas, como a identificação da origem da senha, a senha propriamente dita, o nome do usuário e notas explicativas.
Registro de nova senha dentro do aplicativo Senhas no iPhone
Reprodução/Gisele Souza
3. Trancar e ocultar apps
O iOS 18 também permite ocultar e trancar aplicativos. A ferramenta adiciona uma camada extra de segurança a apps com dados sensíveis, como os de bancos digitais, ou até mesmo aqueles de mensagens e fotos. Quando ativado, o recurso permite que os aplicativos sejam ocultados em uma pasta privativa, que só pode ser acessada por biometria facial ou senha numérica.
Para trancar e ocultar um app no iPhone, inicialmente vá até a tela inicial e busque pela aplicação de interesse. Depois pressione o app até que o menu de ações rápidas apareça. Nesse momento, a opção “Exigir Face ID” irá aparecer. Toque nela e, em seguida, em “Ocultar e Exigir Face ID” para fazer o procedimento de autenticação. Depois disso, o aplicativo será ocultado no iPhone.
Ocultando aplicativos no iPhone e trancando com o Face ID
Reprodução/Gisele Souza
4. Gravação de ligação
Gravar ligações agora é possível com o iOS 18. O recurso avisa à pessoa que está do outro lado da chamada que o papo está sendo gravado, e permite ter o registro da conversa tanto por áudio, quanto por texto, após a transcrição automática no app Notas. Em aparelhos compatíveis com o Apple Intelligence, usuários podem se beneficiar ainda do resumo do que foi dito na chamada.
Antes de utilizar a função durante as chamadas, é preciso ativá-la no app “Ajustes” do iPhone. Para isso, entre na seção “Apps”, vá em “Telefone” e, por fim, toque na opção “Gravação de Ligação”.
Ativação do recurso de gravação de chamadas no iPhone
Reprodução/Gisele Souza
5. Customização da Central de Controle
Usuários podem agora ajustar a Central de Controle do iPhone da forma como quiserem. Totalmente personalizável, o espaço agora permite alterar a posição dos recursos na tela e ajustar seu tamanho, sendo possível reduzir ou ampliar os ícones. Além disso, usuários podem destacar algumas funcionalidades importantes do aparelho, e até mesmo remover aquelas que julgarem desinteressantes.
Para fazer as customizações, basta deslizar o dedo para baixo a partir do canto superior direito da tela do iPhone e, em seguida, pressionar a tela da Central de Controle. Nesse momento, clique na opção “Adicionar um Controle” para habilitar o modo de edição e acrescentar ícones. Também é possível apagar comandos existentes a partir de um clique no ícone de (-).
Customização da Central de Controle no iOS 18
Reprodução/Gisele Souza
6. Agendamento de mensagens
Outra novidade do iOS 18 é o recurso de agendamento de mensagens. Com ele, usuários de iPhone podem facilmente agendar mensagens para amigos e familiares com poucos passos, selecionando a data e hora desejada para envio de forma prática. Para isso, basta abrir o aplicativo “Mensagens” e selecionar um contato de interesse. Depois, digite a mensagem de texto e clique no ícone de (+), localizado ao lado do texto da mensagem. Nesse momento, é preciso clicar na opção “Enviar mais tarde” para agendar o envio da mensagem.
7. Compartilhar o Wi-Fi por QR Code
Por fim, outra ferramenta útil trazida pelo iOS 18 é a possibilidade de compartilhar os dados de login de uma rede Wi-Fi por QR Code. Para usar o recurso, é preciso abrir o app “Senhas”, clicar no campo “Wi-Fi” e selecionar a rede que será compartilhada. Após isso, clique na opção “Mostrar QR Code da Rede” para que o código seja escaneado pela câmera do outro celular. Feito isso, a outra pessoa acessará automaticamente a rede enviada.
Compartilhamento de Wi-Fi por QR Code está disponível no iOS 18
Reprodução/Gisele Souza
Com informações de CNET, PCMag e Tom’s Guide
Mais do TechTudo
Veja também: Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis
Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.