Categories: Tecnologia

Epic Games vence Google no tribunal e Play Store pode mudar; entenda

Processo da Epic Games contra Google define que fabricante do Android violou leis antitruste com monopólio através da Google Play Store, mas companhia ainda pode recorrer do veredito A Epic Games venceu, nesta segunda-feira (11), um processo contra o Google no qual apontava a formação de um monopólio da companhia com a Google Play Store e o serviço Google Play Billing. A vitória na Justiça dos Estados Unidos poderá significar mudanças ainda não definidas na loja de aplicativos do Google, que ainda deve recorrer do veredito.
🔎Melhores apps de 2023: ranking da Google Play Store surpreende; confira
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews e saiba tudo sobre tecnologia
A batalha judicial contra a gigante de tecnologia começou ainda em 2020. Na época, a produtora de Fortnite defendia que a taxa de 30% que a gigante de tecnologia cobrava sobre transações na Play Store era excessiva. Ao tentar oferecer uma forma de pagamento alternativa, porém, o Fortnite foi removido da loja de apps. Na época, o mesmo ocorreu na App Store, da Apple. A seguir, veja mais detalhes sobre o embate das empresas no tribunal.
A Google Play Store poderá passar por mudanças após a vitória da Epic Games contra o Google nos tribunais
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Quais celulares rodam Fortnite? Veja no Fórum do TechTudo
Após perder o processo contra a Apple em 2021, a vitória da Epic Games contra o Google foi inesperada. Diferente da primeira ação, a causa contra o Google foi julgada por um júri. Após algumas horas de deliberação, o júri entendeu que o Google tem poder de monopólio nos mercados de distribuição e cobrança dentro de apps no Android. A sentença destaca que companhia tomou medidas anticompetitivas nestes mercados, e que a Epic Games foi prejudicada por este comportamento. Foi decidido também que o Google criou laços ilegais entre a Google Play Store e o serviço de pagamentos Google Play Billing. Ainda segundo o texto, os acordos entre a empresa, os desenvolvedores e fabricantes foram anticompetitivos.
Os acordos mencionados faziam parte do “Project Hug”. De acordo com informações do portal The Verge, este projeto pagou centenas de milhões de dólares a 20 dos maiores desenvolvedores e fabricantes da Google Play Store em acordos secretos. Conforme a denúncia, a intenção era convencê-los a não deixarem a loja, e se juntarem à causa da Epic Games após a produtora remover Fortnite da Play Store. Executivos do Google estavam preocupados de que a Epic Games pudesse oferecer uma alternativa à Google Play Store com taxas menores, assim como a Epic Games Store faz com a concorrente Steam no PC.
Por enquanto, ainda não se sabe como o veredito irá afetar a Google Play Store. Eventuais mudanças na loja ainda serão definidas pelo juiz James Donato que irá se reunir com as duas partes, Epic Games e Google, na segunda semana de janeiro de 2024 para discutir soluções. A Epic Games não pediu por compensação monetária, mas pela liberdade de que qualquer desenvolvedor possa introduzir suas próprias lojas e sistemas de pagamento. A decisão pode também levar a um retorno de Fortnite à Google Play Store.
Fortnite recentemente expandiu seu gameplay com novas experiências e após vitória da Epic Games é possível que retorne à Google Play Store no futuro
Reprodução/Felipe Vinha
O vice-presidente de negócios e políticas públicas do Google, Wilson White, comentou que a empresa irá apelar sobre o veredito de monopólio e afirmou: “O julgamento deixou claro que competimos ferozmente com a Apple e sua App Store, assim como lojas de aplicativo nos dispositivos Android e em videogames”.
Em um post no blog da companhia, a Epic Games comentou que o veredito “é uma vitória para todos os desenvolvedores e consumidores de aplicativos ao redor do mundo. Ele prova que as práticas da loja de aplicativos do Google são ilegais e que eles abusam de seu monopólio para extrair taxas exorbitantes, sufocar competição e reduzir inovação”.
Epic Games X Apple
Na derrota da Epic Games contra a Apple, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers definiu que a fabricante do iPhone não violava leis antitruste, mas que estava próxima disso, “no precipício”, como ela comentou. O sistema iOS da Apple costuma ser visto como mais fechado que o Android, por não permitir que sejam instalados aplicativos de fora da App Store. Já o Google, permite que usuários o façam ao habilitar uma opção no smartphone, nos quais são alertados também sobre os riscos de segurança.
A vitória da Epic Games contra o Google foi inesperada após a empresa ter perdido o caso contra a Apple
Reprodução/App Store
O serviço de pagamento do iPhone não foi visto pela juíza como parte separada da App Store. Já o júri no caso do Google considerou o Google Play Billing como um serviço próprio, assim criando laços ilegais entre a Google Play Store e o serviço de pagamento, que não dava opção para que usuários e empresas usassem outro serviço para pagar por microtransações. O que parece ter sido um fator ainda mais decisivo na derrota foram os acordos secretos do “Project Hug”.
Com informações de The Verge, Insider Gaming.
Mais do TechTudo

Share
Published by

Recent Posts

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

3 meses ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

4 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

4 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

5 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

5 meses ago

De ménage a anal: 15 posições para fazer sexo de vários jeitos

Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…

5 meses ago