Rede social de conexões profissionais, LinkedIn pode ser usado para procurar emprego e até para criar uma boa imagem profissional; veja dicas para se destacar na plataforma de maneira eficaz. Usar o LinkedIn de maneira eficaz pode fazer você se destacar no mercado de trabalho. Só no Brasil, 75 milhões de pessoas utilizam a rede social, que permite criar conexões profissionais e pesquisar por vagas de emprego. Também é possível publicar textos, fotos e artigos, além de comentar e curtir publicações de seus contatos.
A melhor forma de usar o LinkedIn, no entanto, pode elevar o seu perfil e fazer você ser encontrado por recrutadores que buscam por um profissional com as suas habilidades. A seguir, o TechTudo separou 15 dicas para utilizar a rede social da melhor forma. Veja como preencher o seu perfil, como inserir suas experiências, pedir recomendações, buscar vagas de emprego e mais.
O que é LinkedIn? Veja para que serve, como funciona e como usar a rede
O LinkedIn é uma rede social usada para criar contatos profissionais buscar vagas de emprego; veja dicas para utilizar
Reprodução/Pixabay (StockSnap)
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Dicas para usar o LinkedIn da melhor forma
O TechTudo reuniu abaixo 15 dicas que podem ajudar você a usar o LinkedIn de forma eficaz para conseguir emprego ou criar uma rede de contatos. No índice a seguir, confira os tópicos que serão abordados nesta lista.
Utilize as ferramentas do LinkedIn e apresente seu currículo
Use foto de perfil e de capa com boa qualidade no LinkedIn
Personalize a URL do seu perfil
Crie um resumo profissional impactante e atualizado
Publique conteúdos próprios
Atualize regularmente o seu perfil do LinkedIn
Curta e comente em conteúdos das suas conexões
Use palavras-chaves relevantes
Customize mensagens para solicitar conexões
Crie networking com relevância
Use filtros para pesquisar vagas de emprego no LinkedIn
Recomende seus colegas de trabalho e peça recomendações
Participe de grupos com assuntos do seu interesse
Siga empresas da sua área e que você almeja trabalhar
Faça cursos no LinkedIn Learning
1. Utilize as ferramentas do LinkedIn e apresente seu currículo
O LinkedIn permite que você cadastre todas as suas informações profissionais no seu perfil para criar um currículo e buscar vagas de emprego. É possível exibir a sua formação completa, todas as empresas pelas quais já passou e os cargos que ocupou, além das atribuições de cada função. Cada experiência também pode ser incrementada com mídias de trabalhos que você já realizou, como textos, imagens e links, criando um portfólio completo no seu perfil. Desta forma, recrutadores e outros profissionais poderão visualizar seus trabalhos sem precisar sair da rede social.
Adicionar cursos e atividades extras, como idiomas que domina e ações de voluntariado, pode ser uma ótima maneira de mostrar outras habilidades e experiências que fazem o seu perfil se destacar entre outros profissionais.
Edite suas experiências de trabalho em cada cargo no perfil do LInkedIn
Reprodução/Ana Letícia Loubak
2. Use foto de perfil e de capa com boa qualidade no LinkedIn
No LinkedIn, sua foto de perfil e a imagem de capa desempenham um papel importante na formação da primeira impressão que você causa em possíveis empregadores e conexões. Uma foto de perfil profissional e com boa iluminação transmite seriedade e credibilidade, ajudando a construir uma imagem positiva e confiável.
Já a imagem de capa é uma oportunidade de reforçar a sua identidade, destacando o setor em que você trabalha ou uma habilidade que você quer destacar. Para atualizar as fotos, vá até o seu perfil e clique na imagem. Depois, escolha “Adicionar foto”.
3. Personalize a URL do seu perfil
Você já percebeu qual é o link do seu perfil no LinkedIn? Provavelmente ele conta com uma combinação ilegível de letras e números. Otimizar a URL do seu perfil facilita o compartilhamento da sua conta com pessoas interessadas ou em um cartão de visitas, por exemplo.
Esta estratégia também ajuda nos mecanismos de busca da própria rede social ou em plataformas de busca, como o Google. Uma dica é utilizar o seu nome e relacionar a algum termo chave da sua área de atuação. Veja como personalizar a URL do seu perfil no Linkedin:
Passo 1. No canto superior direito, clique no ícone “Eu”. Depois, selecione “Ver perfil”;
Passo 2. Na parte superior direita do perfil, clique na opção “Editar perfil público e URL”;
Passo 3. Na nova tela, clique no ícone de lápis para começar a editar. Insira qual será a nova URL do seu perfil. Lembre que a URL personalizada deve ter de três 3 a 100 letras ou números, e caracteres especiais não são permitidos.
4. Crie um resumo profissional impactante e atualizado
O resumo profissional é uma das primeiras coisas que recrutadores e conexões veem ao visitar o seu perfil no LinkedIn. Destaque as suas habilidades e experiências de forma clara e resumida, mas não esqueça de ressaltar suas habilidades únicas na sua área de atuação. Também vale a pena inserir conquistas, motivações, objetivos profissionais e oportunidades que você busca.
Outra dica importante para o seu resumo profissional é o uso de palavras-chaves da sua área e competências procuradas por recrutadores. Desta forma, seu perfil pode ser exibido melhor nas buscas do LinkedIn.
LinkedIn possui recursos que podem ajudar o usuário a criar uma espécie de currículo online, inserindo experiências e habilidades
Divulgação/LinkedIn
5. Publique conteúdos próprios
Atualizar o seu perfil do LinkedIn com conteúdos próprios é uma ótima maneira de se manter em evidência, uma vez que você vai aparecer regularmente no feed das suas conexões. Além de publicar as suas mudanças de emprego e pesquisar vagas, o LinkedIn é uma rede social utilizada por profissionais engajados. Por isso, pratique criar publicações sobre um curso que você concluiu e as habilidades que desenvolveu ou relacione uma notícia com uma informação importante da sua área.
Estas ações ajudam a garantir que seu perfil permaneça atraente e relevante para oportunidades de trabalho, e reforçam sua marca pessoal ao mostrar que você está em constante desenvolvimento profissional.
6. Atualize regularmente o seu perfil do LinkedIn
Manter o seu perfil atualizado é uma tarefa essencial para ser encontrado por recrutadores no LinkedIn. Da mesma forma que você publica em seu feed do Instagram, tenha este hábito com a rede social profissional. Aproveite ao máximo seções como Experiências, Formação Acadêmica, Licenças e Certificados e Competências. Lembre-se de manter o seu perfil atualizado sempre que mudar de emprego, assumir uma nova função ou aprender uma nova habilidade. Não se esqueça que cursos de extensão e ações de voluntariado também contam no LinkedIn.
Ter um perfil no LinkedIn atualizado constantemente e com palavras-chaves pode aumentar as chances de visualização por recrutadores
Reprodução/Unsplash (Nathana Rebouças)
7. Curta e comente em conteúdos das suas conexões
Curtir e comentar nas publicações das suas conexões é uma ótima forma de criar networking, uma vez que demonstra interesse nas atividades e conquistas de seus contatos, mas também ajuda a fortalecer relacionamentos profissionais.
Do ponto de vista do algoritmo, os comentários também dão maior destaque a você, já que seu perfil aparece mais vezes no feed da rede social e indica que certo conteúdo é relevante. Mesmo que você não concorde com uma publicação, expor o seu ponto de vista de forma respeitosa pode chamar atenção para seu jeito diferente de pensar e, inclusive, atrair discussões positivas.
8. Use palavras-chaves relevantes
Na hora de atualizar o seu perfil ou escrever uma publicação no LinkedIn, pense sempre quais são as palavras-chaves da função que você exerce e da área em que você trabalha. Utilizá-las em seu perfil é uma prática importante para se destacar nas buscas feitas por recrutadores e profissionais da sua rede.
Use-as de forma natural em seu cargo, resumo e seções de competências na área de experiência profissional. Desta forma, você melhora a capacidade do LinkedIn de indexar seu perfil e conectá-lo com oportunidades relevantes.
É importante fazer conexões no LinkedIn com pessoas relevantes na sua área de atuação
Reprodução/Unsplash (Bastian Riccardi)
9. Customize mensagens para solicitar conexões
Criar conexões com relevância no LinkedIn é importante para atingir seus objetivos profissionais e expandir a sua rede de contatos. Uma forma de fazer isso é criar uma mensagem personalizada para pessoas que você admira e quer adicionar à sua conta. Ao clicar em “Conectar”, escolha adicionar uma nota e envie um breve texto explicando porque você quer ter aquela pessoa em sua rede de contatos. Assim, você se diferencia de outras conexões e estabelece uma boa primeira imagem.
10. Crie networking com relevância
O LinkedIn é uma excelente ferramenta para criar networking e explorar relações com outros profissionais do seu segmento. A plataforma utiliza uma rede de conexões em que é possível descobrir se a pessoa possui contatos em comum com o seu perfil, apresentando cada perfil como uma conexão de 1º, 2º ou 3º grau, o que facilita na hora de se apresentar ou pedir indicações para algum conhecido. A ferramenta de busca permite pesquisar por perfis pelo nome, mas é possível usar filtros que facilitam a pesquisa, exibindo amigos em comum, a localização ou a empresa em que trabalha.
Criar conexões é fundamental para ter boa reputação no LinkedIn
Paulo Alves/TechTudo
Outro recurso que facilita a busca por novas conexões é a exibição da lista de pessoas que visualizaram o seu perfil recentemente. Sempre que alguém abrir sua página, você será notificado, e poderá acessar o perfil de volta. Caso haja interesse na conexão, essa é uma boa forma de iniciar uma conversa.
11. Use filtros para pesquisar vagas de emprego no LinkedIn
A área de vagas de emprego no LinkedIn permite filtrar as oportunidades de acordo com sua área de trabalho, localização e cargo que almeja, além de mostrar opções selecionadas para o seu perfil. É possível especificar a busca por tipo de trabalho, a data do anúncio, modelo de trabalho (home office, híbrido ou presencial) e o nível de experiência. Algumas vagas também podem ser divulgadas em perfis das suas conexões, portanto, ficar de olho em seu feed de publicações também pode trazer boas oportunidades.
12. Recomende seus colegas de trabalho e peça recomendações
Usuários do LinkedIn podem escrever recomendações sobre outras pessoas, atestando que aquele profissional tem experiência em determinada função ou atividade. Estes elogios são exibidos no perfil, para demonstrar que outras pessoas confiam no seu trabalho. Caso você ainda não tenha muitas recomendações, é possível pedir que amigos escrevam referências sobre você. Para isso, basta abrir o perfil da pessoa desejada e clicar em “Solicite uma recomendação”, podendo especificar para o que quer ser recomendado.
Solicite uma recomendação no LinkedIn para colegas de trabalho em quem você confia
Reprodução/Ana Letícia Loubak
Uma dica importante é selecionar delicadamente as pessoas para as quais vai pedir recomendações, escolhendo profissionais que realmente conhecem e atestam a qualidade do seu trabalho. Enviar recomendações sobre outras pessoas também aumenta as chances de que elas retribuam os elogios às suas competências.
13. Participe de grupos com assuntos do seu interesse
Os grupos do LinkedIn são uma boa maneira de manter contato com pessoas da sua área de atuação
Reprodução/Nathalia Duarte
O LinkedIn também possui grupos que reúnem profissionais com interesses em um mesmo tema. Estas páginas funcionam no mesmo formato dos grupos do Facebook, que permitem criar publicações para levantar discussões sobre assuntos relevantes, tirar dúvidas, divulgar trabalhos e também para fazer networking, reunindo, geralmente, profissionais de um mesmo segmento de mercado. Existem milhares de grupos disponíveis no LinkedIn, sobre diferentes temáticas, e qualquer membro pode criar um novo grupo quando quiser.
Para encontrar comunidades com temas interessantes, basta usar a ferramenta de busca da página inicial. Para visualizar os grupos que participa, acesse a aba de “Soluções”, no menu superior. O próprio LinkedIn recomenda alguns grupos que podem ser compatíveis com os seus interesses, de acordo com o seu perfil profissional.
14. Siga empresas da sua área e que você almeja trabalhar
Seguir empresas é uma maneira de ficar por dentro das vagas e novidades diretamente no seu perfil
Reprodução/Rodrigo Fernandes
As empresas também podem criar perfis no LinkedIn, desenvolvendo uma página institucional que exibe a história do empreendimento e novidades sobre o negócio. Para o usuário comum, seguir empresas é uma boa maneira de encontrar mais informações sobre essas corporações, para entender o perfil corporativo adotado por elas, por exemplo. Por meio das páginas é possível descobrir se você tem alguma conexão que trabalha na companhia, acessar vagas disponíveis, além de conhecer outras corporações do mesmo segmento relacionadas a ela.
15. Faça cursos no LinkedIn Learning
LinkedIn Learning dá acesso a cursos profissionalizantes online para usuários do LinkedIn Premium
Reprodução/Nathalia Duarte
O LinkedIn possui um plano pago, chamado LinkedIn Premium, que oferece alguns benefícios, como destaque em candidaturas e envio de mensagens inbox para pessoas que não são conexões. Além disso, a assinatura libera cursos profissionalizantes para o usuário assistir online, apostando na profissionalização dos candidatos para facilitar a conquista de uma vaga de emprego.
As temáticas dos cursos variam, abordando assuntos como “Como vencer a procrastinação” ou programas específicos, como técnicas sobre apresentações ou Excel, por exemplo. As aulas são ministradas por profissionais de todo o mundo, e estão disponíveis em português. O plano Premium do LinkedIn custa a partir de R$ 79,90 por mês.
Com informações de LinkedIn, Hubspot, The Balance Carrers, Larry Kim e The Muse
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