Novelas como Hercai, Chocolate com Pimenta e Avenida Brasil narram a jornada do herói em busca de justiça com tramas campeãs de audiência; veja a lista completa As novelas sobre vingança movimentam a audiência na teledramartugia há décadas. No meio de romances, dramas e comédias, folhetins do Brasil e do exterior utilizam do tema para apimentar seus enredos. Títulos como Chocolate com Pimenta (2003) e Avenida Brasil (2012) são os maiores representantes nacionais desse estilo, enquanto o sul-coreano A Lição (2022) e o turco Hercai: Amor e Vingança (2019) não ficam atrás no quesito retaliação. Por sorte, serviços como Netflix e Globoplay , possuem diversas atrações com essa temática em seus catálogos.
Para destacar as principais, o TechTudo organizou uma lista de 15 produções altamente vingativas que não matam a alma nem envenenam, mas deixam você vidrado a cada episódio. Em cada dica, há informações sobre elenco, enredo e onde conferir cada obra. Veja, a seguir.
🎬 10 melhores novelas turcas para assistir online e se divertir hoje mesmo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Lição é um k-drama exclusivo da Netflix que mostra a jornada de uma professora em busca de vingança contra desafetos da adolescência
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Buscando uma boa história de vingança? Então veja as principais novelas sobre o assunto.
Hercai: Amor e Vingança (2019 – 2021)
Avenida Brasil (2012)
A Lição (2022)
Amor Sem Fim (2022)
Quatro por Quatro (1994)
A Usurpadora (1998)
Vincenzo (2021)
Chocolate com Pimenta (2003)
Iludida (2020)
A Mulher do Diabo (2022)
O Outro Lado do Paraíso (2017)
My Name (2021)
Tieta (1989)
Marimar (1994)
Fera Radical (1988)
1. Hercai: Amor e Vingança (2019 – 2021)
Dos representantes turcos da lista, um dos principais é Hercai: Amor e Vingança, obra disponível no Globoplay. A trama é protagonizada por Miran, um rapaz órfão que quer se vingar da morte de seus pais. Para isso, o personagem força um casamento com Reyyan, herdeira da família Sadoglu e responsável pelo assassinato. Assim, o homem teria a oportunidade de destruir os rivais por dentro. Mas o protagonista não esperava que fosse se apaixonar pela moça, algo que estremece o seu plano.
Com direção de Cem Karci (O Famoso Alfaiate) e Benal Tahiri (Os Infiéis), a novela é estrelada por Akın Akınözü (Armadilha), Ebru Şahin (Destan), Ayda Aksel (O Amor Adora Condolências), Macit Sonkan (Verdades Não Ditas), Gülçin Hatihan (Para Sempre no Meu Coração), entre outros. Vale mencionar que a obra tem nota 6,6 no IMDb.
Hercai mostra um romance no melhor estilo “Romeu e Julieta”
Reprodução/IMDb
2. Avenida Brasil (2012)
Quando criança, Rita perdeu o pai vítima de um plano ardiloso da madrasta Carminha (Esteves), uma mulher ardilosa que só queria aplicar um golpe no marido. A vilã deixou a pequena abandonada em um lixão sob os cuidados de Lucinda (Holtz), uma mulher que acolhe crianças solitárias. Anos se passam e a garota, agora nomeada Nina, arma um plano para se vingar da antagonista trabalhando na casa onde a mulher mora com o atual marido, o ex-jogador de futebol Tufão (Benício). A novela possui nota 8,3 no IMDb.
Um dos maiores sucessos das nove na TV Globo foi a novela Avenida Brasil, que não só conquistou as emissoras internacionais como também rendeu um remake na Turquia em setembro desse ano. Hoje, o folhetim do autor João Emanuel Carneiro (A Favorita) está presente no Globoplay. Fazem parte do elenco principal Débora Falabella (O Clone), Adriana Esteves (Os Outros), Murilo Benício (Pantanal), Marcello Novaes (Sol Nascente), Cauã Reymond (Terra e Paixão), Vera Holtz (Orgulho e Paixão), José de Abreu (Joia Rara), entre outros.
Débora Falabella é Nina, uma mulher que planeja uma vingança contra a madrasta desde a infância
Divulgação/Memória Globo
3. A Lição (2022)
Dos doramas da Coreia do Sul, A Lição é um dos principais no quesito vingança, muito por conta das cenas fortes envolvendo abuso moral e físico. A história acompanha a adolescência e vida adulta de Moon Dong-eun, uma professora do ensino básico vitima de bullying durante anos. Quando a mulher descobre que seus antigos desafetos agora são pessoas proeminentes e exemplares, Dong-eun monta um plano para arruinar a reputação de cada um.
O dorama presente na Netflix conta com direção de Ahn Gil-ho (Passarela de Sonhos) e o elenco de Kim Eun-sook (Os Herdeiros), A Lição é estrelada por Song Hye-kyo (Descendentes do Sol), Lee Do-hyun (18 Outra Vez), Lim Ji-yeon (O Traidor), e mais. Além da nota de 8,1 obtida no IMDb, A Lição ainda conquistou 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A Lição ganha 2ª temporada esta semana na Netflix; saiba o que esperar
Divulgação/Netflix
4. Amor Sem Fim (2022)
Se você achava que na Max (antiga HBO Max) só há filmes e séries da Warner Bros. Discovery, então precisa conhecer a novela Amor Sem Fim, uma das atrações turcas presentes no catálogo. Dirigido pela dupla Hilal Saral (Amor Proibido) e Ekin Pandir (Hekimoglu), o folhetim narra o romance entre Nihan e Kemal, dois jovens de mundos completamente diferentes. Enquanto um vem de uma família modesta, a outra é uma jovem que nutre um estilo de vida glamouroso. No entanto, o romance improvável se torna possível quando um terrível acontecimento une os dois.
O casal principal é interpretado por Burak Özçivit (Otomano) e Neslihan Atagül (A Filha do Embaixador), enquanto Kaan Urgancioglu (Jack Ryan), Orhan Güner (Contra a Parede), Nese Baykent (Amor Estelar), Zeyno Eracar (Para Sempre no Meu Coração), Ruzgar Aksoy (Dano Colateral) completam o elenco recorrente. No IMDb, Amor Sem Fim possui nota 7,3.
Amor Sem Fim segue a história de amor entre dois jovens de mundos diferentes
Reprodução/IMDb
5. Quatro por Quatro (1994)
Para quem maratonou as novelas anteriores e precisa de um enredo mais cômico para desestressar, é obrigatório acompanhar a novela Quatro por Quatro. Escrita por Carlos Lombardi (Caminho das Índias), a atração narra a história complicada de Abigail, Auxiliadora, Tatiana e Babalu, quatro amigas que se conhecem após um acidente de trânsito. Na cela, o quarteto descobre uma situação incomum: todas foram abandonadas pelos seus parceiros. O grupo então faz um pacto de vingança contra todos eles.
As protagonistas são interpretadas por Betty Lago (Uga Uga), Elizabeth Savalla (Chocolate com Pimenta), Cristiana Oliveira (Pantanal) e Letícia Spiller (I Love Paraisópolis). Disponível no Globoplay, a novela apresenta nota de 7,8 no IMDb.
Nessa comédia romântica, um grupo de mulheres decide se vingar de seus ex-parceiros
Reprodução/The Movie Database
6. A Usurpadora (1998)
Reprisada por diversas vezes no SBT, a novela mexicana A Usurpadora pode ser vista no Globoplay. A atriz venezuelana Gabriela Spanic (A Dona) interpreta as personagens Paulina Martins, uma jovem meiga e ingênua de origem humilde, e Paola Bracho, uma socialite gananciosa e ardilosa. Durante uma viagem, ambas se conhecem e decidem se passar uma pela outra durante um período limitado. No entanto, Paulina não esperava se apaixonar por Carlos Daniel, marido da parceira.
Quando a socialite quer retornar ao seu posto, uma disputa familiar tem início na casa dos Bracho. Ainda integram o elenco Fernando Colunga (Amor Real), Chantal Andere (A Intrusa), Juan Pablo Gamboa (Mariposas Verdes), Mario Cimarro (Mar de Amor), e mais. A produção tem nota 7,8 no IMDb.
A Usurpadora ficou marcada pela vilã Paola Bracho
Divulgação/gshow
7. Vincenzo (2021)
Histórias de vendetas de máfia italiana também ganham espaço na Coreia do Sul, como é o caso desse k-drama. Vincenzo Cassano (Joong-ki) é um rapaz sul-coreano adotado na infância por um mafioso italiano. Depois de viver por anos no país de seu pai adotivo e trabalhar no crime organizado, o protagonista retorna à Coreia do Sul como advogado e anseia por uma nova vida. Porém, o personagem entra numa disputa legal contra uma poderosa coorporação depois que descobre uma verdadeira fortuna em um prédio.
A produção estrelada por Song Joong-ki, Jeon Yeo-been (Noite no Paraíso), Ok Taec-yeon (Bate Coração), Kim Yeo-jin (A Bruxa do Tribunal) e Kwak Dong-yeon (Rainha das Lágrimas) é exclusiva da Netflix e já rendeu nota de 8,4 no IMDb.
O advogado da mafia italiana Vincenzo retorna para a Coreia para recuperar toneladas de ouro
Reprodução/Netflix
8. Chocolate com Pimenta (2003)
Criada por Walcir Carrasco (Terra e Paixão), a novela Chocolate com Pimenta, tem um enredo de fazer jus ao nome: se por um lado conta com uma doce comédia de época, por outro possui também uma ácida trama de vingança. Tudo começa na década de 1920, quando a ingênua Ana Francisca se muda para a fazenda dos tios após a morte de seu pai. Ao se matricular na escola local, a garota se apaixona por Danilo, o rapaz mais popular da escola. Mas este é comprometido com Olga, uma jovem invejosa que humilha Francisca em um plano ardiloso combinado com outras pessoas.
Cansada das humilhações, a moça se casa com Ludovico Canto e Mello, um gentil empresário dono da fábrica de chocolates da cidade. Depois de um período na Argentina, Francisca retorna à região onde viveu para aplicar um impiedoso plano de vingança que pode arruinar a cidade, mas também seus familiares e até mesmo seu amor por Danilo. Estrelado por Mariana Ximenes (América) e Murilo Benício, Chocolate com Pimenta pode ser visto hoje no Globoplay. Tem nota de 7,6 no IMDb.
Chocolate com Pimenta foi uma novela da faixa das seis da TV Globo
Divulgação/Globo (Renato Rocha Miranda)
9. Iludida (2020)
Foi preciso apenas um fio de cabelo no cachecol para que a trama de vingança da novela turca Iludida tivesse início. Dirigida pelo trio Neslihan Yesilyurt (O Fruto Proibido), Levent Turkan (Flores de Sangue) e Tairi Benal (Hercai: Amor e Vingança), o romance é protagonizado por Asya, uma médica bem-sucedida que vive uma aparente vida feliz ao lado do esposo e do filho. Mas essa vida familiar perfeita chega à ruína quando a médica descobre um caso extraconjugal do marido ao encontrar um fio de cabelo de outra mulher em sua peça de roupa.
Presente na Max, a trama é estrelada por Cansu Dere (Ezel), Caner Cindoruk (Força de Mulher), Melis Sezen (Fatma), Özge Özder (Doce Veneno), Taro Emir Tekin (Nua e Crua), Zerrin Nisanci (Força de Viver), e mais. No IMDb, a novela possui nota 6,4.
Iludida: conheça sinopse, elenco e trailer da série turca
Divulgação/Med Yapim/Mednova
10. A Mulher do Diabo (2022)
O nome demoníaco anuncia que A Mulher do Diabo é uma trama de vingança que não alivia na vilania. Criada por Leonardo Padrón (Depois do Acidente) e disponível no Globoplay, a novela é centrada em Natalia Vallejo, uma professora do ensino primário interessada em sair de sua cidade natal para trabalhar em outra área. Porém, a mulher é raptada por Cristo Beltrán, um criminoso obsessivo e psicopata. A personagem, no entanto, tenta encontrar uma forma de fugir do rapaz. O protagonismo fica por conta dos atores Carolina Miranda (Senhora Acero) e José Ron (A Desalmada). A Mulher do Diabo conquistou no IMDb nota 7,1 no IMDb.
A Mulher do Diabo (2022)
Divulgação/Televisa
11. O Outro Lado do Paraíso (2017)
Quem já leu o romance O Conde de Monte Cristo poderá gostar de O Outro Lado do Paraíso, novela de Walcyr Carrasco (Alma Gêmea) livremente inspirada na obra clássica de Alexandre Dumas. A protagonista da nova versão é Clara, uma moça do interior do Tocantins que se apaixona por Gael, herdeiro de uma família milionária da capital. Por ser ingênua, a jovem não percebe o lado explosivo e violento de seu novo amor. Entretanto, depois de ser vítima de um plano ardiloso da família do rapaz, a personagem planeja uma vingança contra todos.
Fazem parte do elenco Bianca Bin (Cordel Encantado), Marieta Severo (A Grande Família), Glória Pires (Vale Tudo), Sérgio Guizé (Mar do Sertão), Thiago Fragoso (O Profeta), Rafael Cardoso (A Vida da Gente), Grazi Massafera (Verdades Secretas), Juliano Cazarré (Pantanal), Lima Duarte (Roque Santeiro) e Fernanda Montenegro (Ainda Estou Aqui). A novela apresenta nota 7,4 no IMDb e pode ser vista no Globoplay.
O Outro Lado do Paraíso fala sobre vingança de Clara
Reprodução/Rede Globo
12. My Name (2021)
My Name é um k-drama criminal criado por Kim Jin-min (Contrato de Casamento) e exclusivo da Netflix. O enredo de vingança se desenvolve quando Yoon ji-woo presencia a morte de seus pais. Destinada a fazer justiça com as próprias mãos, a moça entra no crime organizado da Coreia do Sul depois que o chefe da organização promete ajudá-la em sua vingança. Mas, para isso, a personagem também deve entrar na polícia coreana para se tornar uma informante do crime.
So-Hee Han (Apesar de Tudo, Amor), Ahn Bo Hyun (Yumi’s Cells) e Sang-ho Kim (Férias de Ouro) fazem parte do elenco principal. A entrada de My Name no Rotten Tomatoes foi registrada com 100% de aprovação da crítica. Já no IMDb, os usuários deram nota de 7,8 ao show.
My Name é um dorama de suspense policial original da Netflix
Divulgação/IMDb
13. Tieta (1989)
O retorno de Tieta às tardes da Rede Globo, e também no catálogo do Globoplay, é a chance de conferir esse clássicos dos anos 1980 estrelado por Betty Faria (Pecado Capital). A personagem título é uma jovem do interior da Bahia que é expulsa de casa pelo próprio pai devido ao comportamento livre e desinibido que apresenta. Após passar anos em São Paulo, a protagonista retorna à cidade onde nasceu para se vingar de Perpétua (Fomm), sua irmã conservadora responsável por sua expulsão.
Adaptação do romance Tieta do Agreste, do escritor baiano Jorge Amado, a novela criada pelo trio Aguinaldo Silva (Império), Ricardo Linhares (A Indomada) e Ana Maria Moretzsohn (Pedra sobre Pedra) ainda conta com Joana Fomm (Vamp), Cassio Gabus Mendes (Meu Bem, Meu Mal) e Reginaldo Faria (O Clone) nos papéis principais. Além de vingança, temas como abuso sexual, fanatismo religioso, incesto, prostituição e transexualidade também estão presentes na trama, o que fez de Tieta um sucesso no IMDb com nota 8,3 do público.
A fase adulta de Tieta é interpretada pela atriz brasileira Betty Faria
Reprodução/GShow
14. Marimar (1994)
Além de cantora popular na América Latina, Thalía também estrelou novelas de sucesso em seu país natal, o México. Marimar é uma das obras da artista pop que aborda vingança em seu enredo. O enredo acompanha Maria Hernández, uma garota miserável com a chance de ser adotada pela família de Fernando de la Vega (Colunga), um empresário que quer transformá-la em uma verdadeira dama. Esse momento de felicidade incomoda Soraya Montenegro (Cantoral), prima de Fernando que mantém uma paixão pelo rapaz.
Presente no Globoplay, o folhetim é estrelado também por Fernando Colunga, Itatí Cantoral (Amores com Trapaças), Ana Patricia Rojo (Carinha de Anjo) e Roberto Blandón (Um Refúgio para o Amor). A novela tem nota 7,3 no IMDb.
Marimar é estrelado pela cantora Thalía
Divulgação/gshow
15. Fera Radical (1988)
Cláudia (Mader) é traumatizada desde a infância depois que viu seus pais e irmãos serem mortos em um incêndio provocado por uma família rival. Já adulta, a moça quer fazer justiça do seu jeito trabalhando na Fazenda Olho D´Água, de propriedade dos assassinos de seu pai. Mas quando se apaixona pelos jovens Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (Mayer), herdeiros da fazenda, a personagem se vê obrigada a mudar seus planos.
Estrelada por Malu Mader (Celebridade) e José Mayer (Mulheres Apaixonadas), Fera Radical foi uma das novelas da Rede Globo de maior audiência na década de 1980. O folhetim das seis pode ser visto no Globoplay. Outros nomes do elenco são Paulo Goulart (O Auto da Compadecida), Laura Cardoso (Chocolate com Pimenta), Elias Gleizer (Era Uma Vez…), Denise del Vecchio (Hard), Cláudia Abreu (Cheias de Charme) e mais.
Malu Mader e José Mayer protagonizam a novela Fera Radical
Divulgação/Memória Globo
Com informações de Globoplay, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15), Rotten Tomatoes (1, 2)
🎥O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero
O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.