15 filmes clássicos da Disney obrigatórios para todo cinéfilo

Mogli – O Menino Lobo (1967), Toy Story (1995) e A Dama e o Vagabundo (1955) são algumas das produções que precisam estar na watchlist do fã de cinema; saiba mais sobre os filmes Os filmes clássicos da Disney estão entre os mais marcantes na lista de várias pessoas ao redor do mundo e na história do cinema. Produções como Toy Story (1995), Fantasia (1940) e O Rei Leão (1994) são famosos por suas tramas encantadoras e seus personagens inesquecíveis. Por sorte, os longas-metragens da empresa estão atualmente disponíveis no catálogo da plataforma de streaming Disney+.
Pensando nisso, o TechTudo separou 15 filmes clássicos e mágicos do estúdio que não podem faltar na seleção de qualquer cinéfilo. Se você é daqueles que se considera um amante do cinema ou um fã das produções da Disney, essa lista é imperdível. A seguir, confira mais detalhes sobre cada título, como sinopse, elenco e repercussão nos sites agregadores de críticas.
🎬 12 filmes infantis do Disney+ tão bons que até os adultos curtem
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vencedor de duas estatuetas no Oscar 1995, o sucesso cultural O Rei Leão (1994) é um dos filmes mais famosos da história da Disney
Reprodução/Disney
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes 15 filmes clássicos da Disney:
Branca de Neve e Os Sete Anões (1937)
Pinóquio (1940)
Fantasia (1940)
Cinderela (1950)
Peter Pan (1953)
Alice no País das Maravilhas (1951)
A Dama e o Vagabundo (1955)
A Guerra dos Dálmatas (1961)
Mogli – O Menino Lobo (1967)
A Bela Adormecida (1959)
O Rei Leão (1994)
Toy Story (1995)
O Corcunda de Notre Dame (1996)
Hércules (1997)
Tarzan (1999)
1. Branca de Neve e Os Sete Anões (1937)
Branca de Neve e Os Sete Anões é a primeira animação com cores no mundo e um dos primeiros sucessos da Disney no cinema. Na trama, uma jovem princesa foge para uma floresta após ser alvo de ameaças da sua madrasta maléfica, a Rainha Grimhilde, que ordenou seu assassinato. Contudo, a vilã descobre por meio do Espelho Mágico que a garota está viva e morando na casa dos Sete Anões. Com isso, Grimhilde prepara um plano com uma maçã envenenada para fazer com que a protagonista adormeça profundamente.
O filme é baseado no conto Branca de Neve, dos Irmãos Grimm, e conta com a direção de David Hand (Bambi). O elenco original de vozes é composto por Adriana Caselotti (Felicidade de Mentira), Lucille La Verne (Abraão Lincoln) e Harry Stockwell (Here Comes the Band). Nos sites agregadores de críticas, Branca de Neve e Os Sete Anões exibe uma aprovação de 97% dos especialistas no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,6 pelo IMDb.
Primeiro longa-mentragem animado da Disney e considerado o pioneiro dos clássicos do estúdio, Branca de Neve e os Sete Anões recebeu um Oscar Honorário em 1939
Reprodução/Disney
2. Pinóquio (1940)
Um dos filmes da Disney mais elogiados pela crítica, Pinóquio se passa na Itália, onde o carpinteiro Gepetto cria uma marionete de madeira e deseja que ela se torne um menino de verdade. O pedido é parcialmente atendido pela Fada Azul, que dá vida ao boneco e o coloca sob os cuidados do Grilo Falante. No entanto, o protagonista é enganado por figuras mal-intencionadas e seu nariz cresce sempre que mente. Para alcançar seu sonho de se transformar em um garoto humano, o personagem precisa aprender a ser corajoso e sincero.
A animação é dirigida por Hamilton Luske (Alô, Amigos) e Ben Sharpsteen (Water Birds), tendo como base a obra As Aventuras de Pinóquio, do escritor italiano Carlo Collodi. O elenco original de dublagem tem Dickie Jones (Tim Relâmpago), Cliff Edwards (Dumbo), Christian Rub (Father’s Son) e Evelyn Venable (Bandoleiro da Sorte). No IMDb, Pinóquio tem uma pontuação de 7,5. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua aprovação pela crítica é de impressionantes 100%.
Pinóquio é a primeira animação a ganhar dois prêmios no Oscar, tendo vencido como Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (com “When You Wish Upon a Star”) em 1941
Reprodução/Disney
3. Fantasia (1940)
Fantasia é uma das obras mais inovadoras da Disney, dirigida por uma equipe de mais de dez cineastas. O filme foi pioneiro ao combinar animação criativa com canções da música clássica, incluindo composições de Beethoven e Franz Schubert. Dividido em oito segmentos, a produção dá vida à música por meio de visuais deslumbrantes, apresentando personagens memoráveis como o icônico Mickey Mouse no papel de um feiticeiro aprendiz.
A revolucionária produção conta com a participação ilustre do próprio Walt Disney e os regentes Leopold Stokowski e Deems Taylor foram responsáveis pela condução dos segmentos. Nos sites agregadores de críticas, Fantasia apresenta uma pontuação de 7,7 pelo IMDb e uma classificação pela imprensa especializada de 95% no Rotten Tomatoes.
Fantasia recebeu dois Oscars honorários em 1942 devido à construção inovadora que modificou a experiência de áudio e vídeo nos cinemas
Reprodução/Disney
4. Cinderela (1950)
Baseada no conto homônimo do autor francês Charles Perrault, a animação acompanha Cinderela, uma jovem que vive com a madrasta malvada Lady Tremaine e suas meia-irmãs ciumentas, trabalhando de forma precária na casa. Após ser anunciado um baile no reino, a protagonista é proibida de ir ao evento por sua madrasta. Entretanto, a personagem recebe um vestido mágico da fada-madrinha para aparecer na festa, com um encantamento que durará até a meia-noite. Assim, a moça precisa voltar para casa até o horário estipulado.
Cinderela é dirigido pelos cineastas Clyde Geronimi (As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo), Wilfred Jackson (Aquarela do Brasil) e Hamilton Luske. O elenco de dublagem original recebe as vozes de Ilene Woods (Spring & Fall), Eleanor Audley (O Fazendeiro do Asfalto) e Verna Felton (Os Flintstones). No Rotten Tomatoes, a aprovação do filme animado pelos críticos é de 98%. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 7,3.
Cinderela obteve duas indicações no Oscar 1951: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (com “Bibbidi-Bobbidi-Boo”)
Reprodução/Disney
5. Peter Pan (1953)
Outro clássico da lista é Peter Pan, também dirigido pelo trio Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. No enredo, o personagem-título é um menino que se recusa a crescer e vive aventuras ao lado de sua amiga, a fada Sininho. Após o garoto narrar histórias da Terra do Nunca, uma ilha onde crianças permanecem jovens para sempre, os irmãos Wendy, Miguel e João resolvem partir em uma jornada até o local. Porém, o trio enfrentará o Capitão Gancho, um pirata que quer se vingar do protagonista.
O longa animado é uma adaptação da peça teatral Peter and Wendy, produzida pelo autor escocês James Matthew Barrie. Os atores Bobby Driscoll (Ninguém Crê em Mim), Kathryn Beaumont (Numa Ilha com Você), Hans Conried (A Minha Amiga Irma) e Bill Thompson (Dumb-Hounded) formam o elenco original de dublagem. No Rotten Tomatoes, Peter Pan tem uma aprovação de 78% pela imprensa especializada. Enquanto isso, pelo IMDb, o filme conta com 7,3 de pontuação.
Baseado em uma história criada numa peça teatral, Peter Pan é mais um dos clássicos adaptados pela Disney
Reprodução/Disney
6. Alice no País das Maravilhas (1951)
Essa trama é centrada em Alice, uma jovem britânica curiosa que está entediada com seu cotidiano monótono. Em certo dia, a garota segue um coelho e acaba caindo em sua toca, entrando num inusitado mundo mágico. Nessa realidade estranha, a moça encontra os mais variados seres, como o Mestre Gato, o Chapeleiro Louco e a tirana Rainha de Copas.
Alice no País das Maravilhas tem o roteiro baseado na obra homônima escrita pelo romancista Lewis Carroll, além do livro Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá, também produzida pelo autor britânico. No elenco original de dublagem, estão presentes nomes como Kathryn Beaumont, Ed Wynn (O Mundo Encantado dos Brinquedos), Richard Haydn (A Viúva Alegre) e Verna Felton. Nos sites agregadores de críticas, a animação possui 84% de aprovação pelos críticos no Rotten Tomatoes e 7,3 de pontuação pelo IMDb.
Alice no País das Maravilhas conquistou uma nomeação à estatueta de Melhor Trilha Sonora na edição de 1952 do Oscar
Reprodução/Disney
7. A Dama e o Vagabundo (1955)
A Dama e o Vagabundo gira em torno de Lady, uma cocker spaniel que vive uma vida confortável em uma casa de classe média alta, sendo cercada de mimos por seus donos. No entanto, sua rotina muda quando um bebê está prestes a chegar à família. Eventualmente, a personagem acaba na rua, onde conhece o vira-lata Vagabundo. Apesar de suas diferenças, os dois desenvolvem uma amizade que logo se transforma em um romance, enquanto enfrentam diversas aventuras juntos.
Outra produção dos cineastas Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, a animação adapta o conto Happy Dan, The Cynical Dog, do jornalista Ward Greene. O elenco de vozes é composto por Barbara Luddy (Puff – O Ursinho Guloso), Larry Roberts (Damon Runyon Theater), Peggy Lee (A Taverna Maldita) e Bill Thompson. Na performance pelo IMDb, a pontuação de A Dama e o Vagabundo é de 7,3. Já no Rotten Tomatoes, sua classificação é de 93% pelos especialistas.
Inicialmente, A Dama e o Vagabundo não recebeu boas avaliações dos críticos, mas passou a ser reconhecido ao passar dos anos
Reprodução/Disney
8. A Guerra dos Dálmatas (1961)
Adaptação do livro The Hundred and One Dalmatians, da inglesa Dodie Smith, A Guerra dos Dálmatas segue Pongo, um dálmata esperto que se apaixona por Perdita e acaba unindo seu dono Roger com Anita, a dona da cadelinha. Algum tempo depois, a cachorrinha dá à luz 15 filhotes, chamando a atenção de Cruella De Vil, uma amiga de Anita obcecada por casacos de pele. Quando sua proposta de compra é rejeitada, a vilã contrata capangas para sequestrar os filhotinhos.
Na direção dessa animação, Wolfgang Reitherman (A Espada Era a Lei) se junta com a dupla Clyde Geronimi e Hamilton Luske. A Guerra das Dálmatas apresenta os nomes de Rod Taylor (Os Mercenários), Cate Bauer (The Third Man) e Betty Lou Gerson (A Mosca da Cabeça Branca) no elenco original de vozes. Nos sites agregadores de críticas, o longa exibe uma pontuação de 7,3 no IMDb e uma aprovação de 98% pela crítica especializada no Rotten Tomatoes.
Também conhecido como 101 Dálmatas, a animação A Guerra dos Dálmatas recebeu uma sequência lançada em 2003
Reprodução/Disney
9. Mogli – O Menino Lobo (1967)
Inspirado na obra O Livro da Selva, do escritor britânico Rudyard Kipling, a animação acontece em uma floresta da Índia, onde o garoto humano Mogli cresceu e foi criado por lobos. Devido à perigosa presença de Shere Kahn, um tigre temido como devorador de homens, seus amigos decidem levá-lo a uma aldeia humana. Com a companhia do divertido urso Balú e da sábia pantera Baguera, o menino embarca em uma jornada repleta de aventuras em direção à civilização.
Mogli – O Menino Lobo conta com a direção de Wolfgang Reitherman e possui um elenco original de dublagem composto pelas vozes de Bruce Reitherman (Ursinho Pooh e a Árvore de Mel), Phil Harris (Cruzeiro dos Amores), Sebastian Cabot (Family Affair) e George Sanders (A Malvada). No IMDb, o filme tem uma pontuação de 7,6. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua aprovação pela crítica é de 88%.
Mogli – O Menino Lobo foi a primeira adaptação do livro original no cinema e foi nomeado ao Oscar de Melhor Canção Original (com “The Bare Necessities”)
Reprodução/Disney
10. A Bela Adormecida (1959)
Um dos maiores símbolos dos contos de fadas ilustrados pela Disney, A Bela Adormecida conta a história de Aurora, uma princesa amaldiçoada por um feitiço da vingativa Malévola. Apesar dos esforços das três fadas Flora, Fauna e Primavera para proteger a jovem, o encantamento é eficaz e a moça cai em um sono profundo ao completar 16 anos de idade. Nesse cenário, a magia só pode ser desfeita com um beijo de amor verdadeiro e com isso, cabe ao príncipe Felipe salvar a princesa dessa situação.
Adaptação do conto homônimo de Charles Perrault, o longa foi dirigido pelo quarteto Clyde Geronimi, Wolfgang Reitherman, Eric Larson (Os Aristogatos) e Les Clark (Donald’s Fire Survival Plan). As vozes originais do elenco são Mary Costa (A Grande Valsa), Bill Shirley (Tigres Voadores) e Eleanor Audley. No Rotten Tomatoes, a aprovação dos críticos é de 90%. Já no IMDb, sua pontuação é de 7,2.
A Bela Adormecida é uma das histórias mais icônicas da Disney e concorreu como Melhor Trilha Sonora no Oscar 1960
Reprodução/Disney
11. O Rei Leão (1994)
Com direção de Roger Allers (A Pequena Vendedora de Fósforos) e Rob Minkoff (Stuart Little), O Rei Leão segue os passos de Simba, um jovem leão destinado a suceder seu pai, Mufasa, como rei das Terras do Reino. Contudo, seu ambicioso tio Scar arma um plano cruel que resulta na morte do nobre, levando o filhote a ser acusado e exilado. Anos mais tarde, com o apoio de seus fiéis amigos Timão e Pumba, Simba retorna para enfrentar Scar e reivindicar seu lugar legítimo no ciclo da vida.
Com leves inspirações na peça Hamlet, do dramaturgo inglês William Shakespeare, O Rei Leão apresenta um elenco de vozes com Matthew Broderick (Império da Dor), Jeremy Irons (franquia Duro de Matar), James Earl Jones (franquia Star Wars), Moira Kelly (Chaplin) e Madge Sinclair (Um Príncipe em Nova York). Nos sites agregadores de críticas, a animação apresenta uma aprovação pelos especialistas de 92% no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8,5 pelo IMDb.
O Rei Leão venceu as categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (com “Can You Feel the Love Tonight”) no Oscar 1995
Reprodução/Disney
12. Toy Story (1995)
Nesse filme ambientado em um mundo onde os brinquedos têm vida, o antigo caubói de corda Woody é o boneco predileto do garoto Andy. Entretanto, essa posição é ameaçada com a chegada de Buzz Lightyear, um moderno patrulheiro espacial que demonstra ser arrogante e pensa ser um astronauta de verdade. Quando a família do menino está para se mudar de casa, os bonecos deixam a rivalidade de lado e se juntam em uma missão para se livrar de Sid, um jovem que gosta de desmontar brinquedos.
Um dos primeiros filmes inteiramente realizados por CGI e a primeira animação da história da Pixar, Toy Story é dirigido por John Lasseter (Vida de Inseto). Os atores Tom Hanks (Elvis), Tim Allen (Heróis Fora de Órbita), Don Rickles (A Espada Mágica – A Lenda de Camelot) e Erik von Detten (O Diário da Princesa) são alguns dos nomes presentes no elenco original de dublagem. No Rotten Tomatoes, a produção animada apresenta uma incrível classificação de 100% pela imprensa especializada. Enquanto isso, no IMDb, o longa tem 8,3 de pontuação.
Indicado pra três Oscars em 1996, o revolucionário Toy Story ganhou também um prêmio de Contribuição Especial no evento
Reprodução/Disney
13. O Corcunda de Notre Dame (1996)
Baseado no livro de mesmo nome do romancista francês Victor Hugo, esse longa acompanha o desfigurado Quasimodo, o sineiro da Catedral de Notre Dame que permanece trancado pela torre e tem apenas três gárgulas como companhia no local. Para mudar esse cenário, o protagonista deseja conhecer novas pessoas, o que o leva a encontrar Esmeralda, uma charmosa cigana. Quando a jovem chama a atenção do sinistro Frollo, Quasimodo tentará ajudá-la a se manter fora de perigo.
Dirigido pela dupla de cineastas Kirk Wise (Atlantis – O Reino Perdido) e Gary Trousdale (A Bela e a Fera), a animação conta com os atores Tom Hulce (Amadeus), Demi Moore (A Substância), Tony Jay (O Planeta do Tesouro) e Jason Alexander (Seinfeld) em seu elenco original de dublagem. A avaliação de O Corcunda de Notre Dame pelo IMDb é uma pontuação de 7,0. Já no Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 72% pelos críticos.
O Corcunda de Notre Dame conquistou uma indicação ao prêmio de Melhor Trilha Sonora na edição de 1997 do Oscar
Reprodução/Disney
14. Hércules (1997)
Com inspirações na mitologia grega de Heracles, o filme animado narra a jornada de Hércules, um filho dos deuses Zeus e Hera que foi raptado ainda bebê por Hades e forçado a viver entre os mortais como um semideus. Ao se tornar um adolescente, o protagonista precisará fazer um ritual de passagem na Terra para provar que é digno de viver com os deuses no Monte Olimpo. Assim, o personagem deve se tornar um verdadeiro herói e terá de derrotar uma série de criaturas maléficas.
A animação tem a direção de Ron Clements (A Princesa e o Sapo) e John Musker (A Pequena Sereia). O elenco original de vozes é composto por Tate Donovan (The O.C.), James Woods (Cassino), Susan Egan (De Repente 30), Danny DeVito (Por Favor, Matem Minha Mulher) e Roger Bart (Os Produtores). Nos sites agregadores de críticas, Hércules exibe uma pontuação de 7,3 no IMDb e uma aprovação de 82% pela crítica especializada no Rotten Tomatoes.
Hércules recebeu uma nomeação no Oscar 1998 pela categoria de melhor Canção Original (com Go The Distance”)
Reprodução/Disney
15. Tarzan (1999)
O filme animado é dirigido por Chris Buck (Tá Dando Onda) e Kevin Lima (Encantada), e segue Tarzan, um humano criado pela gorila Kala em uma remota selva africana. Quando o local recebe uma expedição britânica, o protagonista compreende a sua natureza humana após salvar a pesquisadora Jane e se apaixonar por ela. Porém, o nefasto caçador Clayton ameaça a selva e o menino terá de escolher entre abraçar a civilização humana e defender a sua família gorila.
Tarzan é uma adaptação do livro Tarzan – O Filho das Selvas, do autor Edgar Rice Burroughs. A dublagem original do longa é realizado pelos atores Tony Goldwyn (franquia Divergente), Glenn Close (Era uma Vez um Sonho), Minnie Driver (Batman – Cruzado Encapuzado) e Brian Blessed (Henrique V). Pelo IMDb, a pontuação da animação é de 7,3. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua classificação é de 89% pela crítica.
Seguindo a tradição de outras animações da Disney, Tarzan venceu o prêmio de Melhor Canção Original no Oscar 2000 (com “You’ll Be in My Heart”)
Reprodução/Disney
Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15)
🎥Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Saiba mais
Initial plugin text

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!