A Horizen, anteriormente conhecida como Zencash, está preparando uma mudança drástica em seu mecanismo de consenso da blockchain, movendo-se de um modelo de Proof of Work (PoW) para Delegated Proof of Stake (DPoS) com um plano previsto para 2025.
A mudança representa uma alteração importante em como a rede validará transações e manterá a segurança de sua blockchain.
Isso porque, o Proof of Work, o sistema atualmente em uso, é o mecanismo de consenso que se tornou famoso por sua associação com o Bitcoin. Este método envolve a competição entre mineradores para resolver problemas criptográficos complexos, com o objetivo de validar blocos e assegurar a rede.
Por outro lado, o Delegated Proof of Stake é uma abordagem relativamente mais recente que promete uma série de vantagens. Em um sistema DPoS, os detentores de tokens elegem um conjunto de delegados que são responsáveis por validar transações e criar blocos.
Entenda como vão funcionar as mudanças de consenso
A decisão da Horizen de adotar o DPoS parece estar alinhada com uma tendência mais ampla dentro do espaço das criptomoedas para buscar soluções que possam mitigar os problemas associados ao PoW, como o consumo energético, por exemplo.
A transição, no entanto, envolve uma série de desafios e considerações técnicas. Além disso, a comunidade e os investidores da Horizen terão que se adaptar a um novo modelo de governança e validação.
Um dos passos envolve inclusive manter as criptomoedas em um ambiente que dê suporte a migração de rede, como a sidechain do projeto chamada EON. Em um guia recente, divulgado no fim de julho de 2024, a Horizen destacou que essa é a ação recomendada para a comunidade.
Já no roadmap, fica claro que a rede para desenvolvedores começa já em outubro, enquanto a testnet chega em dezembro. No início de 2025, a migração chega ao fim com o lançamento da rede principal, a mainnet.
Buscando voltar ao seu passado glorioso?
Em seus primeiros anos, antes de mudar o nome para Horizen em maio de 2018, a Zencash alcançou posições notáveis no ranking de capitalização de mercado. Em seu auge, a Zencash chegou a figurar entre as 30 principais criptomoedas por capitalização de mercado.
Por exemplo, em 2018, durante um período de alta no mercado de criptomoedas, a Zencash chegou a alcançar a 24ª posição no ranking de capitalização de mercado. Após o ataque 51% que afetou a Zencash em 2018, a criptomoeda passou por uma reestruturação significativa que incluiu a mudança de nome.
Contudo, em agosto de 2024 a Horizen (ZEN) custa apenas US$ 9,51 por unidade, ocupando a posição 273. Assim, a nova atualização busca voltar o ecossistema da moeda ao seu antigo passado glorioso, embora a aposta seja ousada.
Fonte: Criptomoeda Horizen se prepara para mudança drástica após Ataque 51%
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.