O cenário inflacionário argentino é um dos piores dos últimos anos, perdendo apenas para outro país da região, a Venezuela, que vive uma ditadura sob Nicolas Maduro.
Contudo, depois que chegou ao poder no país, o presidente Javier Milei lutou bravamente para controlar a inflação da Argentina, que deixa a população local em agonia há anos.
Assim, uma das medidas anunciadas por ele foi a suspensão da emissão de novas moedas no mercado local, para frear inicialmente a expansão monetária. A economia da Argentina então atravessou profundas reformas nos últimos 12 meses, agora chamando uma atenção positiva para a nova realidade.
Criador do Ethereum, Vitalik Buterin, elogia governo Milei por controlar a inflação da Argentina em seu primeiro ano de governo
Utilizando sua conta na rede social X, nesta quinta-feira (12), Vitalik Buterin mostrou que tem prestado atenção na cotação entre o Peso argentino em relação ao Dólar.
De acordo com ele, a cotação do ARS é a mesma em relação ao USD na comparação com 12 meses, o que ele observa como impressionante. Além da análise da moeda, Buterin também mostrou atenção com as taxas de inflação dos últimos 12 meses, que diminuíram rapidamente.
“ARS/USD está exatamente no mesmo nível de um ano atrás. Uma reviravolta impressionante para uma moeda que estava anteriormente em uma estrada aparentemente imparável para a hiperinflação. As taxas de inflação também têm diminuído rapidamente nos últimos meses.”
ARS/USD is at exactly the same level as it was one year ago.
Quite an impressive turnaround for a currency that was previously on a seemingly unstoppable road to hyperinflation.
Inflation rates have also been decreasing quickly in recent months. pic.twitter.com/HaGUrWDCJm
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 12, 2024
Entenda o plano de Milei para enfrentar o problema
Em seu primeiro ano de governo Javier Milei focou em demitir 34 mil funcionários públicos na Argentina, indicando que podem ocorrer mais cortes até o fim de seu mandato. Aos que permanecem ativos, a mensagem é que trabalhem melhor e honrem os pagamentos dos impostos pelos argentinos.
Além disso, a chamada desburocratização de Milei tem levado empresas a escolher este país para empreender. No passado recente, por exemplo, enquanto o Brasil aumentava tributos de importações de sites chineses, o presidente determinou o corte de impostos.
Além disso, Milei já tem acenado para movimentações também no mercado de criptomoedas. Como noticiado pelo Livecoins, a CNV fechou um acordo com o regulador de bitcoin de El Salvador, fortalecendo os laços regulatórios sobre o tema.
Ainda que muitos aguardem que Milei torne o bitcoin uma moeda oficial no país, ainda não está claro se ele planeja um passo assim. De qualquer forma, já mostrou que em seu primeiro ano promoveu um choque de gestão, tornando o que muitos achavam impossível agora em realidade.
Com seu lema “viva la libertad, carajo“, Milei indica que perseguirá a diminuição da inflação e o melhor controle cambial, para aumentar o poder de consumo da população que há anos sofre pela perda no consumo.
Fonte: Criador do Ethereum elogia Argentina e governo Milei
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.