Na estreia de Fernando Diniz, o Cruzeiro empatou com o Libertad em 1 x 1 no Mineirão e avançou às semifinais da Copa Sul-Americana. Pelo jogo de ida do confronto, o time mineiro venceu os paraguaios fora de casa, por 2 x 0, o que garantiu o time na próxima fase da competição. Em Avellaneda, o Racing goleou o Athletico-PR por 4 x 1 e eliminou o furacão nas quartas de final.
Com os resultados, as duas semifinais serão marcados por confrontos entre brasileiros e argentinos. De um lado da chave, o Cruzeiro enfrentará o Lanús, enquanto o Corinthians se encontrará com o Racing.
Cruzeiro liquida o jogo
Após vitória fora de casa por 2 x 0, o Cruzeiro começou a partida tentando segurar um Libertad mais ofensivo, que precisava reverter o placar ao seu favor. O time paraguaio era melhor e mais organizado no início do primeiro tempo, até que a Raposa abriu o placar aos 11 minutos, com Kaio Jorge.
Em passe de Marlon, o atacante apareceu livre na pequena área e colocou o time de Fernando Diniz à frente no marcador com gol de cabeça. Com um 3 x 0 no placar, o Cruzeiro ganhou tranquilidade e passou a melhorar no jogo. Em desvantagem, o Libertad pouco levava perigo à meta de Cássio e tornava a partida fácil para a Raposa.
Libertad pressiona
Na segunda etapa, o Libertad voltou do intervalo tentando ditar o ritmo de jogo e jogou mais de 30 minutos com um jogador a menos após Lucas Romero ser expulso no início da segunda metade da partida. Com Roque Santa, finalizando de peixinho, o time paraguaio igualou o placar no Mineirão.
Em busca do resultado, os paraguaios seguiram pressionando o Cruzeiro. Em lance bonito de Villalba, Cássio salvou o time mineiro de levar a virada. Apesar do volume de jogo do Libertad, a equipe mineira tinha tranquilidade no placar para segurar a partida e o time de Fernando Diniz avançou às semifinais.
Racing goleia o Athletico-PR
Após vitória em casa por 1 x 0 no jogo de ida, o Athletico-PR foi goleado pelo Racing. Em Avellaneda, o Furacão sofreu um gol com apenas 18 segundos de jogo, o que deixou o time argentino bem na partida para buscar o resultado diante da sua torcida.
Depois do tento relâmpago no início do jogo, o Racing marcou mais dois gols ainda no primeiro tempo e foi para o intervalo com a sensação de jogo ganho. No início do segundo tempo, o Athletico reagiu e diminuiu a diferença com gol de Nikão.
O gol colocou o Furacão de volta no jogo. O Athletico-PR tinha apenas um tento de diferença no placar agregado e era superior ao Racing na segunda etapa, mas sofreu golpe duro ao ser vazado pelo time argentino mais uma vez em seu melhor momento na partida.
Na reta final, Christian chegou a marcar para o time brasileiro, mas teve o tento anulado por impedimento. Com isso, o duelo terminou em goleada dos argentinos por 4 x 1 e o Furacão foi eliminado da competição.