Órgão de fiscalização divulgou balanço de lojas que mais receberam reclamações de consumidores em canal para receber queixas sobre Black Friday; entregas são principais problemas A Black Friday 2024 finalmente chegou, e os consumidores estão ansiosos para aproveitar as promoções da data. No entanto, devido à pressa em garantir produtos com preços mais baixos, muitas pessoas acabam comprando as primeiras ofertas que encontram, sem avaliar a qualidade do produto, o serviço de entrega e a loja em que realizaram a compra. Nesse contexto, para monitorar as principais reclamações e problemas durante o período de promoções, o Procon-SP, órgão responsável pela proteção dos direitos dos consumidores, abriu um canal específico para queixas, que está em operação desde 30 de outubro.
A partir dos relatos recebidos, foi divulgado, na última quinta-feira (28), um balanço com as principais reclamações feitas por consumidores, ranqueando lojas que tiveram problemas. Até o momento, já foram registrados mais de 1.672 atendimentos, entre comentários no site e orientações feitas pelas redes sociais. Confira a seguir uma lista com as lojas e produtos que mais receberam reclamações durante a Black Friday 2024.
🛒 Black Friday 2024: esquenta traz as melhores promoções AO VIVO🔴
🔎 9 dicas para comprar os melhores eletrodomésticos na Black Friday 2024
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vai fazer compras na Black Friday 2024? Saiba quais eletrodomésticos você deve passar bem longe para evitar dores de cabeça; melhores ofertas você encontra no AO VIVO do TechTudo
Letícia Rosa/TechTudo
👉 Black Friday: qual o melhor site para comprar eletrodomésticos? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Segundo o órgão de fiscalização, os principais problemas apresentados pelos consumidores até agora são a não entrega ou a demora na entrega dos produtos – com 573 registros desde o dia 30 de outubro. A lista segue com dificuldades relacionadas a produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e até danificado (199 atendimentos). Em terceiro lugar das reclamações estão os pedidos cancelados após finalização da compra (173 atendimentos).
As empresas mais reclamadas pelos consumidores ao Procon SP são os dos grupos Dotcom / Sephora (95 reclamações) e Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magalupay / Hub Fintech, com 61 registros. Mercado Livre fica na terceira colocação com 55 queixas.
Confira o balanço do Procon SP
Empresas mais reclamadas:
Dotcom / Sephora: 95 reclamações (6,60%)
Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magalupay / Hub Fintech: 61 reclamações (4,24%)
Mercado Livre: 55 reclamações (3,82%)
Via / Casas Bahia / Ponto Frio / Extra.com.br: 52 reclamações (3,61%)
Claro / Net / Embratel / Nextel (América Móvil): 42 reclamações (2,92%)
Principais problemas:
Não entrega/demora na entrega: 573 atendimentos (39,82%)
Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 199 atendimentos (13,83%)
Pedido cancelado após finalização da compra: 173 atendimentos (12,02%)
Maquiagem de desconto: 151 atendimentos (10,49%)
Produto e/ou serviço indisponível: 149 atendimentos (8,91%)
Com informações de Procon SP.
Initial plugin text
🎥 Vídeo: 6 dicas infalíveis para economizar na Black Friday 2024
6 dicas infalíveis para economizar na Black Friday 2024
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.