A iniciativa faria parte de uma estratégia para evitar o contato dos visitantes com os animais, mas ação pode dificultar plano de manejo. Prefeitura de Campinas suspende projeto para restringir circulação de capivaras
A prefeitura de Campinas (SP) suspendeu nesta quinta-feira (19) um projeto de R$ 300 mil para instalação de cercas ao redor da lagoa do Parque Portugal. A colocação dos postes e alambrados foi iniciada na quarta-feira (18) com objetivo de restringir a circulação das capivaras, mas a ação deve dificultar o plano de manejo para o animal.
O cercado teria 1 metro de altura a ser fixado ao longo de quase 3 km no entorno da lagoa. A finalidade era separar os animais dos visitantes e assim reduzir a presença de carrapatos nas áreas de lazer.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
No entanto, a medida prejudica o programa de controle das capivaras que está em curso no parque desde setembro deste ano. Até meados deste mês de dezembro, foram esterilizadas 63 animais.
A Secretaria de Serviços Públicos disse que decidiu suspender a colocação da cerca porque ela pode dificultar a alimentação dos animais, que é controlada em locais e horários específicos, até que o trabalho de esterilização de todas as capivaras seja concluído.
Ao ser questionada sobre os gastos desse projeto e por que não foi pensado antes de colocá-lo em prática, a prefeitura respondeu que a instalação do alambrado vai ser reavaliado e os materiais já colocados vão ser retirados e guardados para colocação em outros espaços da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Tirolesa do Taquaral: veja como reservar horário pela internet para curtir atração que será inaugurada em 28 de dezembro
Capivaras ganham ‘tatuagem’ de coração para indicar que foram castradas, em Campinas
Cerca instalada ao redor da Lagoa do Taquaral vai restringir circulação de capivaras
Reprodução/EPTV
Sobre a febre maculosa
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
🤔 Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
febre;
dor de cabeça intensa;
náuseas e vômitos;
diarreia e dor abdominal;
dor muscular constante;
inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
gangrena nos dedos e orelhas;
e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.
Campinas confirma dois novos casos de febre maculosa em 2024
❌ Como evitar a doença?
O carrapato-estrela é encontrado naturalmente em gramados e matas, em especial nas áreas próximas a rios, lagos e lagoas. Se estiver contaminado, pode transmitir a bactéria que causa a febre maculosa.
Evite caminhar, sentar e deitar na grama e nos locais com acúmulo de folhas secas caídas. Os carrapatos se concentram em áreas de sombra.
Evite se aproximar de rios, lagos, lagoas e dos animais presentes no local.
Faça piquenique, comemoração, ensaio fotográfico e atividade física nas áreas pavimentadas.
Use roupas claras, observe o corpo e as roupas. Se algum carrapato chegar até você será mais fácil enxergar.
Use repelente com eficiência comprovada contra carrapatos. Passe na pele exposta, sapato e roupa.
Encontrou um carrapato aderido na pele? Retire com cuidado, sem esmagar, de preferência usando uma pinça e lave o local com água e sabão.
Em casa, tome banho quente e use bucha vegetal fazendo movimento circular. Se tiver algum carrapato na pele, a bucha ajuda a retirar.
Ao visitar áreas verdes e parques, respeite as orientações das placas de informação.
O carrapato de cachorro não é da mesma espécie do carrapato-estrela. Porém, se o seu pet frequenta área de risco, ele pode ser infestado pelo carrapato-estrela e levá-lo para casa.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.