O UBS, considerado o maior banco do mundo em gestão de patrimônio, lançou na última sexta-feira (1) o seu primeiro fundo de investimento tokenizado em Ethereum.
Em um comunicado ao mercado o UBS confirmou o novo produto, chamado “UBS USD Money Market Investment Fund Token” (“uMINT”).
Com a aquisição do Credit Suisse, o UBS administra 5,7 trilhões de dólares em ativos investidos no quarto trimestre de 2023. Com sede em Zurique, Suíça, a empresa opera em mais de 50 mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil. As ações do UBS Group são listadas na SIX Swiss Exchange e na New York Stock Exchange (NYSE).
Maior banco do mundo lança fundo de investimentos tokenizado em Ethereum
Como um ativo tokenizado, os detentores dos tokens agora podem acessar as soluções de gestão de caixa de nível institucional da UBS Asset Management. Elas estão sustentadas por instrumentos de mercado monetário de alta qualidade com base em uma estrutura conservadora e de gerenciamento de risco.
De acordo com Thomas Kaegi, Co-Head da UBS Asset Management APAC, o produto surge para atender uma demanda de mercado. “Temos visto um crescente apetite dos investidores por ativos financeiros tokenizados em todas as classes de ativos. Ao alavancar nossas capacidades globais e colaborar com colegas e reguladores, agora podemos fornecer aos clientes uma solução inovadora.”
Em nota, a gigante instituição afirmou ter uma estratégia global de tecnologia de razão distribuída da UBS Asset Management, focada em alavancar redes de blockchains públicas e privadas para emissão e distribuição aprimoradas de fundos.
Como um parceiro ativo da indústria da iniciativa Project Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura, em outubro de 2023 a UBS Asset Management lançou um piloto ao vivo de um fundo tokenizado de Variable Capital Company (VCC).
Assim, o lançamento deste novo fundo também faz parte da expansão mais ampla dos serviços de tokenização do UBS por meio do UBS Tokenize, onde em junho de 2023, o UBS originou CNH 200 milhões em notas estruturadas totalmente digitais para um emissor terceirizado.
Além disso, em novembro de 2023, o UBS concluiu a primeira transação de recompra transfronteiriça do mundo com um título digital emitido nativamente, totalmente executado e liquidado em um blockchain público.
Banco quer aumentar produtos tokenizados para investidores
Como primeiro produto tokenizado em Ethereum, o banco UBS declarou que planeja expandir no futuro novas emissões de tokens. Sem declarar se pretende realizar emissões em outras blockchains, a primeira emissão buscou a rede de contratos inteligentes mais antiga.
De qualquer forma, o preço do Ethereum no mercado valoriza 1% nesta segunda-feira (4), subindo para US$ 2.450,00 por unidade. Em relação ao Real brasileiro, o Ether tem um custo unitário de R$ 14.275,00, com dados do Mercado Cripto.
Fonte: Maior banco do mundo lança fundo de investimentos tokenizado em Ethereum
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.