Dupla se apresenta nesta sexta-feira abrindo o final de semana que encerra a festa do peão. Quando estouraram, em 2009, cantores ajudaram a fundar uma nova vertente da música sertaneja. João Bosco e Vinícius farão 400º show da Festa do Peão de Americana
João Bosco e Vinícius, uma das duplas mais importantes do movimento que ficou conhecido como sertanejo universitário, serão responsáveis por uma marca histórica na Festa do Peão de Americana. Segundo a organização do evento, nesta sexta-feira (14), quando subirem ao palco, os cantores vão fazer o show de número 400 do rodeio, um dos maiores do país, em atividade desde 1989.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em entrevista exclusiva ao g1, os artistas falaram da honra em serem os responsáveis pela 400ª apresentação no palco principal de Americana, detalharam o bom momento com o novo projeto “JBeV in Concert”, gravado em Ribeirão Preto (SP), onde moram, e festejaram, ao olhar para o passado, o legado que construíram ao praticamente fundar o sertanejo universitário quando estouraram, em 2009.
“Para a gente é uma honra sem tamanho ser o show de número 400 na Festa do Peão de Americana. É uma festa gigante, uma das maiores do Brasil, e a gente, João Bosco e Vinicíus, deve muito às festas de peão, às feiras agropecuárias, então é uma forma de agradecimento. Vamos fazer o nosso show novo, espero que a gente alegre muito o público e faça uma grande apresentação”, disse Vinícius.
“A gente é muito próximo da organização da festa, então para a gente é uma grande alegria, principalmente por voltar ao rodeio de Americana depois de dez anos. E a gente ficou um tempo fora, nos reformulamos também, e a gente sempre falava que íamos voltar em uma ocasião especial. E é muito especial ser o show 400. E marca um momento muito legal também de retorno a um rodeio tão grande em uma fase bem legal das nossas vidas”, contou João Bosco.
João Bosco e Vinicius no palco principal da Festa do Peão de Barretos 2023
Ricardo Nasi/g1
‘Estamos na história’
A música sertaneja é feita de fases diferentes, que podem ser divididas também em gerações. No final da década de 2000, um movimento catapultou ainda mais o estilo, que já gera o mais ouvido do país, e atingiu um público jovem que não tinha tanto contato com o gênero, com levadas mais “para cima”, músicas animadas e que invadiu as festas universitárias.
Este momento, que ficou conhecido na história como sertanejo universitário, começou a se desenhar com os estouros de César Menotti e Fabiano e Jorge e Mateus, em 2006 e 2007, respectivamente, mas fincou os dois pés mesmo como de fato uma nova vertente na música sertaneja com o surgimento de João Bosco e Vinicíus, em 2009, e o sucesso do álbum curtição, que revelou o hit histórico “Chora, me liga” ao Brasil.
“A gente fica muito orgulhoso de olhar para o passado e ver que a gente está na história. Que a gente foi fundamental para escrever uma página muito importante da música sertaneja. Mas a gente fica feliz de ser mais um responsável. Uma andorinha só não faz verão. Se não tivessem também existido os Menotti, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, João Neto e Frederico, a gente não estaria aqui”, revelou João Bosco.
João Bosco e Vinicius na Festa do Peão de Barretos 2023
Ricardo Nasi/g1
‘A gente trabalha muito’
A fala de João Bosco vai ao encontro do momento da dupla. Durante a pandemia da Covid-19, os cantores tiveram tempo para alinhar novas estratégias e caminhos a seguir e gravaram dois projetos. O primeiro, o álbum “Positivo”, de 2021, revisitou o repertório da dupla, inclusive canções que não foram tão exploradas à época, com a participação de artistas da nova geração.
Já o segundo, gravado no ano passado na Arena Eurobike, em Ribeirão Preto, tem músicas inéditas e também regravações. A dupla ainda vai lançar, ao longo do ano, nove faixas deste projeto. Os dois trabalhos deram um novo gás à dupla, que tem estado sempre presente nos line-ups dos grandes rodeios do Brasil.
“A gente trabalha muito. Não pensamos que somos os melhores cantores, ou temos as melhores músicas, mas a gente sempre foi muito dedicado em trabalhar muito. Tivemos o período parado da pandemia para conversar, focar, e voltamos em um novo momento, com uma energia muito boa, um projeto ainda para ser lançado de forma completa que está andando muito bem, um novo show, com uma nova roupagem dos nossos grandes sucessos”, completou João Bosco.
Segundo Vinícius, apesar de ainda estarem trabalhando na divulgação do álbum “JBeV in Concert”, a dupla já planeja um novo projeto para o segundo semestre. “A gente está em um momento muito bom, tanto com os lançamentos quanto com os shows que estamos fazendo e já começamos a elaborar o novo trabalho. Não posso adiantar muito, mas ele deve ser gravado em São Paulo”, afirmou.
João Bosco e Vinicius na Festa do Peão de Barretos 2023
Ricardo Nasi/g1
VIDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.