Um homem foi preso em flagrante por realizar procedimentos cirúrgicos ilegais em orelhas de cachorros. O caso ocorreu nessa quarta-feira (25/9), no bairro Santo Antônio, em Queimados, na Baixada Fluminense (RJ).
Os agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) localizaram o homem após cruzamento de informações e um trabalho de inteligência. Seis cães de raças diferentes foram encontrados com ele.
Um dos cachorros apresentava ferida na orelha devido a um recente procedimento de conchectomia, uma cirurgia em que é feito um corte nas orelhas do animal para mudar a sua aparência.
Em depoimento, o autor assumiu fazer esse tipo de cirurgia e disse que cobrava entre R$ 300 a R$ 350. Acrescentou que nunca estudou medicina veterinária e que aprendeu a fazer esse procedimento vendo vídeos na internet. Relatou, ainda, que estava aprendendo a fazer castração por meio do mesmo recurso.
Os agentes apreenderam vários equipamentos cirúrgicos, medicamentos de uso veterinário, seringas, agulhas e fios de sutura. Os cães estavam em canis pequenos, com pouca ventilação, desprovidos de água, alimentos e sem as carteiras de vacinação.
O autor foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais. A delegacia instaurou inquérito para apurar o exercício ilegal da medicina veterinária, bem como os procedimentos cirúrgicos feitos nos pets.