São Paulo — Em homenagem à Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) planejou uma megaoperação com bafômetros para fiscalizar o consumo de álcool combinado com a direção de veículos em São Paulo. A operação começa nesta quarta-feira (18/9) e vai até a próxima quarta (25).
As Operações Direção Segura Integrada (ODSIs) vão acontecer em regiões com grandes índices de sinistros de trânsito e em locais que concentram bares e baladas em todo o estado. A iniciativa do Detran tem apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.
Segundo o departamento, ao menos 43 ODSIs estão programadas para acontecer, sendo pelo menos 2 fiscalizações por Superintendência. Há a possibilidade que o município realize mais de uma operação simultaneamente. As outras fiscalizações podem ocorrer nas rodovias.
O Detran ressalta que dirigir sob o efeito de álcool quando o bafômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido ou não soprar o aparelho são infrações gravíssimas do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa, nos dois casos, é de R$ 2.934,70 e há suspensão da carteira de habilitação.
Se o índice do etilômetro apontar a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, o caso é considerado crime de trânsito. A multa nestas situações também é de R$2.934,70 e há a suspensão da CNH, além disso, os motoristas flagrados nesta condição podem cumprir de seis meses a três anos de prisão.
Durante o período da Semana Nacional de Trânsito em 2023, 27.497 carros foram abordados nas 35 operações que aconteceram no estado. No período, 702 condutores foram autuados por recusa ao teste do bafômetro, 82 por dirigir sob o efeito de álcool e 13 crimes de trânsito foram registrados.