A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando neste mês do abril com quase metade da quantidade ideal dos estoques de sangue. A fundação, responsável por atender a demanda das redes de saúde pública e privada do Distrito Federal, apresenta atualmente uma queda de 42% da capacidade adequada, e pede para que a população do DF compareça para fazer uma doação.
A necessidade é imediata para todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O+, O- e A+ estão em níveis mais críticos. Para manter os estoques adequados, são necessárias 180 doações por dia, mas o Hemocentro teve, em abril, uma média de apenas 104 doações diárias.
De acordo com o Hemocentro, entre os motivos para os baixos níveis da reserva, está a epidemia da dengue, que demandou um alto número de transfusões. Além disso, mesmo em casos leves de dengue, isso impede que a população possa ser doadora: é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue.
Já para quem teve dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses. E para quem teve gripe ou sintomas da Covid, o recomendado é aguardar pelo menos 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para ser doador.
Seja doador
As doações de sangue no Hemocentro podem ser realizadas de 7h às 21h de segunda a sexta, e até as 18h nos fins de semana. Para estimular a população, a Fundação suspendeu a necessidade de agendamento entre 14h e 18h.
A iniciativa ficará vigente até que a situação dos estoques volte ao considerado seguro. O agendamento pela manhã pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Também é preciso levar um documento de identificação oficial e seguir as recomendações presentes no site da entidade.
As doações podem ser realizadas tanto de manhã quanto à tarde, mas para estimular a população, a Fundação suspendeu a necessidade de agendamento entre 14h e 18h. A iniciativa ficará vigente até que a situação dos estoques volte ao considerado seguro.
A FHB fica Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3, na Asa Norte. Contudo, pensando na população fora do Plano Piloto, o Hemocentro também irá disponibilizar a unidade móvel de coleta para atender às região administrativa do DF. A primeira será Águas Claras, no dia 7 de maio.