Enviado especial a Belém – O Ministério do Turismo vai liberar em breve recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para ajudar empreendedores do trade turístico que atuam em áreas afetadas pelas queimadas no Brasil.
A expectativa é de que o ministro da pasta, Celso Sabino, assine, nos próximos dias, a portaria liberando os recursos para facilitar o crédito a empresários cadastrados no ministério cujas atividades foram afetadas pelos incêndios.
Segundo o governo federal, o Brasil registrava 690 áreas de incêndio nesta semana. Foram afetadas regiões bastante turísticas como o Cerrado, em Goiás e no Distrito Federal, a região da Amazônia, florestas em partes do Sudeste.
O valor que será liberado ainda está em estudo, segundo o ministro. Em maio, o Fungetur foi usado para ajudar empreendedores do Rio Grande do Sul atingidos por fortes chuvas bem na alta temporada do turismo na região.
Para os gaúchos, o aporte foi de R$ 200 milhões. O ministério também liberou recursos do Fungetur para Belém, cidade que sediará a COP30 em 2025. Nesta caso, o montante liberado do fundo foi na casa dos R$ 100 milhões.
*O repórter viajou a convite do Ministério do Turismo