Pacientes que estavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, na noite dessa segunda-feira (22/4), presenciaram momentos de terror e vandalismo no local. Testemunhas da confusão registraram imagens e divulgaram nas redes sociais.
Segundo pessoas que estavam na unidade de saúde, a confusão começou por volta das 21h, após demora no atendimento por falta de médicos. Em vídeos obtidos pela reportagem é possível ver que, durante a confusão, houve correria e desespero.
Veja imagens da confusão:
Confusão na UPA do Recanto das Emas 1
Vigilante ficou ferido
Divulgação
Confusão na UPA do Recanto das Emas
Confusão teve início após demora no atendimento por falta de médicos
Divulgação
0
Um vigilante ficou ferido após levar uma pedrada na cabeça. Há informações de que pacientes aguardavam atendimento desde meio-dia na unidade de saúde.
Por meio das redes sociais, o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico-DF), Gutemberg Fialho, classificou como “inaceitável” o que ocorre na saúde pública da capital da República.
“Com déficit generalizado de médicos e demais profissionais de saúde em toda a rede pública, revolta e violência se tornaram rotina”, escreveu o médico.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que os pacientes revoltados deixaram um “rastro de destruição e violência”.
Segundo a PMDF, policiais militares do 27º Batalhão de Policia Militar (27º BPM) foram acionados para o atendimento de desordem pública na UPA do Recanto das Emas.
Ao chegarem ao local, os policiais militares se depararam com um vigilante ferido no supercílio e com a depredação nas instalações da UPA.
Um homem e um adolescente teriam iniciado os atos de vandalismo e agressão. Os dois foram detidos e conduzidos para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) e para a Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II), respectivamente.
Uma adolescente aproveitou-se da confusão para atacar os profissionais de saúde com um pedaço de madeira.
O Metrópoles acionou o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), responsável pela administração das UPAs, mas ainda não recebeu posicionamento sobre a ocorrência. O espaço segue aberto para manifestações.
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…