O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, nesta sexta-feira (16/8), que a Venezuela viva uma ditadura. Em vez disso, o chefe do Executivo disse se tratar de um “regime muito desagradável”, em meio a um impasse do presidente Nicolás Maduro com a oposição após as eleições no país vizinho.
“Acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável, não acho que é ditadura como a gente conhece nesse mundo, é autoritário. É um país interessante para o Brasil”, falou em entrevista à Rádio Gaúcha, durante agenda no Rio Grande do Sul.
Esta é a quinta visita do chefe do Executivo ao estado desde as enchentes de maio.
O petista afirmou prezar pela transparência no pleito naquele país. “Teve uma eleição, a oposição falou ‘ganhei as eleições’, o Maduro disse ‘ganhei as eleições’. O que eu estou pedindo são as atas eleitorais. Cadê a ata? A aferição das urnas?”.
Lula disse que só vai reconhecer um resultado “se colocarem prova”.
O presidente ainda contou que Maduro tentou impedir a viagem de Celso Amorim, assessor especial da Presidência de assuntos internacionais, para acompanhar o pleito e que Lula advertiu: “É só ruim para ele [Maduro]”.
O chefe do Executivo ainda traçou paralelos entre as eleições no Brasil e no país comandado por Maduro, ao afirmar que o dia do pleito para os vizinhos foi tranquilo, “não teve sequer PRF [Polícia Rodoviária Federal] impedindo eleitor de votar”, como ocorreu no 2º turno de 2022.
Questionado sobre a nota do PT que reconheceu a reeleição de Maduro, Lula disse discordar: “Não penso igual à nota, eu não sou da direção do PT”.
“O partido não é obrigado a fazer o que o governo quer, o governo não é obrigado a fazer o que o partido quer. Digo sempre a minha presidente Gleisi Hoffmann, o dia que precisar criticar o governo, pode criticar”, afirmou.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…