São Paulo — Com recorde de 37 mil pessoas inscritas, o pelotão geral acaba de dar largada na tradicional corrida internacional de São Silvestre, em São Paulo. O grupo saiu da Av. Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, e irá seguir por um trajeto de 15 quilômetros no centro de São Paulo.
Este ano, o público foi dividido em três ondas de corredores, que foram separados nas cores azul, verde e vermelho para reduzir as aglomerações de corredores na largada (veja vídeo abaixo). Esta é a 99ª edição da prova, com recorde de inscrição de público.
Antes da partida do pelotão geral, largou a categoria de cadeirantes, seguida pela elite feminina. Também competem a elite masculina, do pelotão premium, e do pelotão para pessoas com deficiências.
São Silvestre
A prova da São Silvestre é a corrida mais importante do atletismo brasileiro e acontece tradicionalmente no último dia de cada ano.
Seu percurso inicia na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, e segue pela Avenida Doutor Arnaldo em direção ao Estádio do Pacaembu.
De lá, os corredores seguem para o centro da cidade, passando pelo Minhocão, o Memorial América Latina, o Centro Histórico, até chegar novamente na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no nº 900.
O Brasil não tem vencedor da prova desde 2010, quando Marílson Gomes dos Santos conquistou a prova masculina com um tempo de 44m07s. Na categoria feminina, a última vez que o Brasil venceu foi em 2006, com a vitória de Lucélia Peres, com o tempo de 51m24s.