As carretas que saem do Ceará, por exemplo, vão levar pelo menos quatro dias e percorrer 4,2 mil km de rodovias para as doações chegarem a quem precisa. Tragédia no Rio Grande do Sul comove e movimenta ações de solidariedade em todo o Brasil
A tragédia no Rio Grande do Sul comove e movimenta ações de solidariedade em todo o país. Um exemplo disso vem de uma região a 4 mil km de distância de Porto Alegre.
Carros chegam nas transportadoras levam o trabalho de uma semana de pequenas confecções de lingerie.
“A gente trabalhou com mais garra ainda, por saber que a gente está podendo ajudar tantas pessoas que estão necessitando”, diz a costureira Edigleuma dos Santos.
Só em uma confecção, 4 mil peças novas vão para mulheres desabrigadas no Sul.
“A lingerie é uma coisa muito específica, porque ela precisa ser justamente nova. Ela é uma necessidade primária, é aquela coisa que todo mundo precisa”, afirma o empresário Ícaro Carneiro.
Em um galpão em Fortaleza, a mobilização é para escoar as doações, que vão de água e alimentos a rações e produtos de higiene pessoal. Este é um exemplo típico de que solidariedade gera mais solidariedade: muitos vizinhos que viram toda a movimentação no galpão e pessoas que acompanharam pelas redes sociais sentiram que, além de trazer as doações, precisavam se doar para que tudo isso chegue no Rio Grande do Sul. Resultado: não falta mão de obra para separar e embalar os produtos e também para ajudar a carregar as carretas.
“Vim ontem e vim hoje também para ajudar. E amanhã, se precisar, virei novamente”, afirma a funcionária pública Antônia Núbia Bandeira Falcão.
Características da bacia hidrográfica e relevo do RS explicam nível do Guaíba alto mesmo sem novas chuvas
A cada caminhão carregado, comemoração. As carretas que saem do Ceará vão levar pelo menos quatro dias e percorrer 4,2 mil km de rodovias para as doações chegarem a quem precisa.
O empresário Leodir Nunes, que iniciou um grande movimento popular em Fortaleza, acompanha realizado a saída de cada carregamento. São os caminhões que cruzam o país levando a generosidade de quem está muito longe da tragédia.
“Você imagina que era para carregar um caminhão trucado e hoje está aí: estou carregando dez carretas. Já pensou um negócio desse? Como é que se transformou esse pequeno gesto de caridade com esse povo do Sul e hoje está dessa forma. Eu não tenho mais palavras”, diz Leonir.
LEIA TAMBÉM
Governo federal anuncia verbas para obras de prevenção a desastres naturais no Rio Grande do Sul
Gaúchos que vivem nas áreas secas do estado não medem esforços para salvar e acolher pessoas e animais atingidos pela enchente
Entulho toma conta de Cruzeiro do Sul, no Vale do Rio Taquari, onde bairros inteiros foram postos abaixo
Enchentes no RS: FAB transfere bebê de 3 meses em estado grave para hospital a mais de 500 km da região alagada
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…