A ceia de Natal é sinônimo de fartura e, por isso, no dia seguinte, a geladeira costuma estar abarrotada de alimentos que não foram consumidos na véspera.
Muitas família já tem como tradição fazer o “enterro dos ossos” no dia 25 de dezembro, quando se reúnem para degustar as comidas que sobraram, como peru, pernil, leitão, farofa, maionese e salpicão.
Mas, como guardar as sobras de forma correta? Como fazer para os alimentos não estragarem? Nem provocarem intoxicação alimentar nas pessoas?
Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a forma correta de guardar as sobras da ceia depende do tipo de alimento e de quando a família pretende comê-las.
“Peru, pernil e leitão, por exemplo, devem ser consumidos logo após o preparo e podem ficar na temperatura apenas por duas horas após saírem do forno, caso contrário as bactérias proliferam”, afirma Dr. Bactéria.
Se for armazenar essas carnes por dois ou três dias após a ceia, use recipientes plásticos e conserve na geladeira a uma temperatura abaixo de quatro graus. Para períodos mais longos, de até três meses, o congelamento é necessário. Coloque as sobras dos pratos em sacos, retire o ar, lacre bem e etiquete para usar depois.
“Para reutilizar as carnes no dia seguinte, é interessante colocar um pouco de molho e aquecer até começar a sair vapor, garantindo a segurança alimentar”, destaca o biomédico.
Castanhas
Nozes e castanhas podem ser guardadas em potes herméticos à temperatura ambiente por até um mês. Se a intenção é demorar a comê-las, a recomendação é congelá-las em sacos plásticos sem ar e bem vedados.
As castanhas duram até um mês em potes herméticos e também podem ser congeladas
Frutas e sobremesas
Frutas que foram utilizadas na decoração e já estão partidas devem ser embaladas com papel filme e armazenadas na geladeira. O ideal é que sejam consumidas em até dois dias.
Em relação a bolos, tortas, e sobremesas, vale o mesmo. Coloque-os em um refratário de vidro e sirva em, no máximo, cinco dias.
Saladas
As saladas que contém maionese estragam muito rápido. Se sobrarem, o melhor é jogar fora.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!