Novo modelo unifica registro geral em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Estado do Rio é um dos estados mais avançados em cadastros no Brasil. RJ cadastra 1 milhão de fluminenses com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Alexandre Simonini/Detran RJ
RJ cadastra 1 milhão de fluminenses com a nova Carteira de Identidade Nacional; veja como tirar
O Governo do Rio de Janeiro emitiu 1 milhão de novas unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os cidadãos fluminenses. A marca foi alcançada nesta terça (3), sendo o RJ um dos estados que mais avançou em cadastros no Brasil, segundo o governo.
Ainda de acordo com o governo, o novo modelo foi criado com o objetivo de dificultar fraudes, contar com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único número de identificação e unificar o registro geral em todas as unidades da federação.
Disponível desde janeiro para a emissão escalonada à população fluminense, a primeira via é isenta do pagamento de taxas ou Duda. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.
“Estamos investindo na modernização e digitalização. Muito orgulho da estratégia e da operação que montamos com o Detran, o que nos possibilitou fazer essa transição de forma estruturada, por faixa etária”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Veja como tirar:
Para emitir a CIN, o cidadão tem que levar a certidão de nascimento ou casamento, o número de inscrição no CPF e um comprovante de residência em um posto do Detran-RJ. Quem não tiver CPF pode tirar o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
“A CIN possui um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. Usuários de todas as idades podem requerer o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”, diz Glaucio Paz, presidente do Detran-RJ.
Além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN possui um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ (Zona Legível por Máquina na tradução do inglês), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…