Categories: Últimas Notícias

Relatório pediu reforma “urgente” na Praça dos 3 Poderes; veja fotos

Um relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) pediu uma reforma “urgente” na Praça dos Três Poderes. O documento apontou infiltrações, mofo e até escorpiões no local. Na última semana, o governo Lula anunciou que a praça será reformada por R$ 993 mil.

Técnicos do Iphan no Distrito Federal fizeram duas vistorias na Praça dos Três Poderes, em 12 de janeiro e em 8 de fevereiro deste ano. O relatório foi concluído em março.

Cenário de esculturas e edificações renomadas, a praça turística precisava de uma reforma há muitos anos. Além do restauro, falta um projeto de acessibilidade. A responsabilidade da conservação é do governo do Distrito Federal, que vai atuar com o governo federal na reforma.

O documento ressaltou que a degradação da praça foi agravada pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando pedras portuguesas da praça foram arremessadas por bolsonaristas contra a Polícia Militar. Os extremistas também deixaram pichações no local, incluindo na obra “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti.

“A iluminação e a drenagem da praça estão precárias”, seguiu o relatório, que destacou que as placas turísticas estão ilegíveis, com ferrugem e queimaduras. O piso da praça, por sua vez, tem “diversos trechos sem pedras, pedras soltas, mato e grama”. “Os bens imóveis e integrados situados na Praça dos Três Poderes possuem valor cultural inestimável. […] É urgente considerar a revitalização da praça”, seguiu o relatório do Iphan. Antes da vistoria, a primeira-dama, socióloga Rosângela da Silva, visitou a praça e disse que a área estava “abandonada”. Veja fotos do relatório do Iphan abaixo.


0

Segundo o documento, a área em piores condições é o Espaço Lúcio Costa, que fica no subsolo da praça. Ali há uma maquete gigante do Plano Piloto, além de fotos históricas e documentos originais apresentados pelo urbanista Lúcio Costa ao júri internacional que escolheu o projeto arquitetônico da nova capital brasileira.

“Os funcionários do museu relatam a presença de baratas e escorpiões, que entram pelas grelhas e se alojam atrás das paredes do museu. Internamente, a maquete está suja e carece de manutenção apropriada e o espaço de acervo é totalmente inadequado para o uso museal, com infiltração e mofo”, afirmou o relatório.

A célebre escultura em bronze “Os Guerreiros/Candangos”, de Bruno Giorgi, que fica mais perto do Palácio do Planalto , tem “fissuras profundas” que arriscam a sustentação da obra. A degradação foi verificada nos pés das figuras que representam os brasileiros de todas as regiões que construíram a capital.

Recent Posts

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

6 dias ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

6 dias ago

Corpo de vítima da queda de ponte é resgatado por mergulhadores após ser encontrado por drones entre os escombros

Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…

1 mês ago

IPVA 2025: pagamento em até seis parcelas pode ser feito a partir de fevereiro em RR; veja calendário

Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…

1 mês ago

Emília Corrêa afirma que maternidade de Aracaju possui dívida de quase R$ 15 milhões

Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…

1 mês ago

Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…

1 mês ago