Categories: Últimas Notícias

Redução do Fundo Constitucional é “burrice ou má-fé”, diz Ibaneis

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou se posicionar contra a proposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de mudar o cálculo de reajuste anual do Fundo Constitucional (FCDF). Na manhã desta terça-feira (3/12), durante compromissos de governo no Paranoá e no Itapoã, o mandatário classificou que o governo federal agiu com “má-fé e burrice”.

“Eu não sei nem se é por má-fé ou se é por burrice mesmo, ou vamos juntar os dois, de que eles não entendem a diferença entre o fundo de desenvolvimento regional, como acontece no Nordeste, na Amazônia e na região Centro-Oeste, com um fundo de custeio como é o Fundo Constitucional do Distrito Federal”, afirmou.

“O nosso fundo é um fundo de custeio que foi criado para manter a segurança, a saúde, a educação da nossa cidade, e os investimentos necessários. Então existe uma diferença conceitual que o governo federal faz questão de misturar, criando uma confusão na cabeça da população”, comentou Ibaneis.

Na oportunidade, o governador do DF confirmou que tem mobilizado partidos e parlamentares com o objetivo de criar uma frente ampla contra a proposta do governo federal.

“A gente vem trabalhando junto às lideranças do Congresso Nacional, já que não há interlocução com o governo federal que, infelizmente, não conhece a realidade da capital brasileira. E graças a Deus a resposta tem sido muito positiva”, disse Ibaneis.

Veja:

2 imagens
1 de 2

Ibaneis entregou 352 unidades habitacionais da Quadra 401, no Itapoã Parque

Renato Alves/Agência Brasília

2 de 2

O governador inaugurou a obra de construção da Escola Técnica do Paranoá

Renato Alves/Agência Brasília

O governador também disse que, se preciso for, contará com a ajuda das lideranças comunitárias para que a proposta não avance.

“Se for necessário, nós vamos encher as galerias do Congresso Nacional para mostrar que Brasília também tem força política, e não são só os outros estados. Não é porque são só oito deputados federais e três senadores que nós vamos sair dessa briga perdedores. Nós vamos vencer mais uma vez. Mostramos isso no ano passado e vamos mostrar mais uma vez neste ano.”

Compromissos

As falas do chefe do Palácio do Buriti ocorreram durante a entrega de 352 unidades habitacionais da Quadra 401, no Itapoã Parque. Mais cedo, o governador inaugurou a obra de construção da Escola Técnica do Paranoá.

A instituição de ensino recebeu o nome do ex-administrador do Paranoá Sérgio Costa Damaceno, que morreu em 19 de novembro deste ano, aos 50 anos.

Por fim, Ibaneis participou do Lançamento da plataforma “O DF que a gente quer”, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF).

Recent Posts

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

5 dias ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

5 dias ago

Corpo de vítima da queda de ponte é resgatado por mergulhadores após ser encontrado por drones entre os escombros

Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…

1 mês ago

IPVA 2025: pagamento em até seis parcelas pode ser feito a partir de fevereiro em RR; veja calendário

Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…

1 mês ago

Emília Corrêa afirma que maternidade de Aracaju possui dívida de quase R$ 15 milhões

Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…

1 mês ago

Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…

1 mês ago