São Paulo — Levantamento da Enel, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo, mostra que o número de clientes impactados por quedas de balão aumentou significativamente no segundo trimestre deste ano. O aumento da prática, que é considerada uma antiga tradição em festas juninas, costuma ser um padrão nesta época do ano.
Em 2024, mais de 24 mil pessoas sofreram com a interrupção no fornecimento de energia por conta de balões. Desse dado, cerca de 13,5 mil foram afetadas já no segundo trimestre. E o período está com a contagem de casos ainda em aberto.
Esse aumento também foi registrado em 2023, quando o número subiu quase 200% no mesmo recorte.
Segundo a Enel, 30 ocorrências envolvendo balões já foram registradas na região metropolitana de São Paulo entre janeiro e maio deste ano e afetou quase 6,2 mil clientes.
Apesar de tradicional em festas juninas, a prática é considerada crime ambiental. Segundo o gerente do Centro de Operação da Enel, Shigueo Yonashiro Neto, o criiime também pode causar acidentes:
“Além de ser crime ambiental, podem causar acidentes. Quando são soltos próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, aumentando riscos de incêndios”.
Além dos balões, outras práticas relacionadas à festa podem afetar a rede elétrica da região. Segundo a companhia, o uso de bandeirinhas de enfeite, benjamim sobrecarregado e gambiarras e emendas mal feitas podem atrapalhar a comemoração.
Para evitar problemas, a Enel divulgou algumas dicas para as datas comemorativas. São elas:
Não pendure bandeirinhas na rede elétrica e não utilize os postes para fazer decorações;
Utilize materiais isolantes, como borracha e papel para confeccionar enfeites; assim evita-se uma possível condução de energia ao ter contato com a rede elétrica;
Não aproveite bocais de lâmpadas para pendurar os enfeites. Além de choques elétricos, a ação pode provocar incêndios;
Contrate empresas habilitadas para realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas;
Não solte fogos de artifício na direção dos postes e das redes de distribuição de energia. O uso desses artefatos é mais seguro se realizado em locais amplos e distantes da rede elétrica. É importante lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância de outras pessoas, além de verificar a procedência dos fogos e se certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas;
As fogueiras também são um aspecto que precisam de atenção. A companhia recomenda que não se acenda fogo embaixo da rede elétrica, visto que a o calor pode superaquecer os fio e causando um rompimento. A Enel ainda recomenda locais abertos e sem rede elétrica para tal prática.
A distribuidora de energia elétrica em São Paulo ainda ressalta que somente técnicos da companhia, treinados para o trabalho e utilizando equipamentos de segurança, estão aptos para fazer intervenções na rede elétrica.
Além das medidas direcionadas às festas juninas, a companhia recomenda alguns cuidados gerais, como respeitar a distância de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV, evitar uso de benjamim, gambiarra e emendas mal feitas, visto que podem superaquecer e causar um curto-circuito. Prefira filtros de linha porque são mais seguros.
Por fim, não deixe cabos de energia soltos pelo chão. Faça o isolamento correto, assim como o de geradores, que só devem ser manuseados por técnicos especializados por conta dos riscos elétricos e por envolver combustível.
Caso aconteça algum acidente a companhia determina que o local seja isolado imediatamente, sem permitir a entrada de outras pessoas. Objetos em contato com fios não devem ser retirados do local até a chegada de um profissional para desligar a energia. E sempre acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…