São Paulo — O prefeito e candidato à reeleição em Taboão da Serra, José Aprígio da Silva (Podemos), recebeu alta neste sábado (26/10), oito dias após ser baleado dentro do carro, em um atentado quando visitava um bairro da cidade que fica na Grande São Paulo. Ele deixou o Hospital Israelita Albert Einstein um dia antes da votação do segundo turno, no qual enfrenta o candidato Engenheiro Daniel (União).
O atentado aconteceu no dia 18 de outubro, uma sexta-feira, enquanto Aprígio visitava os bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. No dia, a prefeitura da cidade afirmou que ele estava a caminho de uma coletiva de imprensa na nova sede da administração municipal quando o veículo em que estava foi alvo de tiros de fuzil.
Até o momento, a Polícia Civil identificou quatro homens suspeitos de participarem do atentado. Um deles foi preso na tarde da última segunda-feira (21/10). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem foi conduzido à delegacia e prestou depoimento. A Polícia Federal (PF) também investiga o caso.
Anteriormente, a Justiça já havia decretado a prisão preventiva de um dos envolvidos, que seria o proprietário do carro em que os suspeitos fugiram. De acordo com a SSP, a mulher que estava no local relatou que o carro pertence ao seu falecido marido e costuma ser utilizado por seu filho, de 33 anos. O automóvel foi apreendido e o homem passou a ser procurado pela polícia.
Outro veículo, de onde os tiros foram disparados contra o prefeito, já havia sido encontrado incendiado em um trecho do Rodoanel Mário Covas, em Osasco.
Um vídeo (veja abaixo) mostra o político baleado dentro de um carro e, depois, sendo socorrido em uma cadeira de rodas. Segundo a SSP, um veículo passou na Rodovia Régis Bittencourt e disparou contra o carro oficial da prefeitura.
Em nota, a pasta de segurança informou que exames periciais foram solicitados. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, bem como localização/apreensão de veículo e objeto, no 1° Distrito Policial de Taboão da Serra.
“As investigações estão em andamento visando o esclarecimento dos fatos e prisão dos envolvidos”, conclui a SSP.
Em nota enviada no dia do ataque, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifestou profunda preocupação com o atentado sofrido por Aprígio e ressaltou que a prioridade é a recuperação do prefeito.
“Este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos”, disse.
“O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo. Esperamos que o prefeito Aprígio se restabeleça rapidamente e que todas as circunstâncias deste triste episódio”.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…