Categories: Últimas Notícias

Plenário da Câmara decide se mantém Chiquinho Brazão preso. Siga

O plenário da Câmara dos Deputados decide, nesta quarta-feira (10/4), se mantém ou não a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) em março, acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco e de obstruir as investigações sobre o crime.

A sessão em plenário ocorre após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovar, nesta tarde, o relatório favorável  do deputado Darci de Matos (PSD-SC) à prisão do parlamentar. No colegiado, o placar foi de 39 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção.

Para que a prisão seja mantida, é necessário que o relatório alcance o apoio da maioria absoluta do plenário, ou seja, 257 deputados.

A sessão não terá discussão de parlamentares. Após leitura do parecer, o advogado Cleber Lopes, que representa Brazão, tem 15 minutos de fala e o próprio deputado também pode falar por igual período. Cada líder tem um minuto para orientar a bancada, e a votação nominal durará 30 minutos para atingir o quórum.

O relator do processo, deputado Darci de Matos (PSD-SC), relembrou que Brazão é acusado de obstruir a Justiça. De Matos também apontou que Brazão é suspeitos”homicídio qualificado com emboscada, crime hediondo inclusive de repercussão internacional”.

Prisão de Chiquinho Brazão

A prisão do deputado foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em 24 de março. Um dia depois, a primeira turma da Suprema Corte seguiu o entendimento de Moraes sobre a detenção do parlamentar.

A Constituição Federal determina que, por ser parlamentar, Chiquinho Brazão tem o mandato inviolável civil e penalmente – exceto nos casos de prisão em flagrante por crime inafiançável. Por isso, cabe à Câmara dos Deputados analisar a decisão da Suprema Corte.

Conforme apurou o Metrópoles, partidos do Centrão e da oposição têm apresentado resistência sobre a prisão. Eles argumentam que manter a detenção pode “abrir precedentes” para casos semelhantes no futuro. O grupo também defende que a prisão do acusado não ocorreu em flagrante.

Acompanhe a sessão:

Share
Published by

Recent Posts

Veja os locais do mundo onde a população está mais vulnerável ​​a inundações até o fim do século

Levantamento foi realizado na plataforma Human Climate Horizons (HCH), do Programa das Nações Unidas para…

5 minutos ago

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Bombardeios aéreos fizeram vítimas em diversos pontos do território palestino neste domingo (22). Diretor de…

6 minutos ago

App para ler mangá: conheça 8 opções para Android e iPhone

Apps para ler mangá exibem as publicações online e off-line em dispositivos Android e iPhone…

6 minutos ago

Home Pay paga mesmo? Entenda reputação do app de avaliações

Home Pay é confiável? App promete renda extra a usuários que avaliarem empresas do Google,…

6 minutos ago

Google Drive: 5 truques que todo mundo deveria saber

Lista reúne funcionalidades pouco conhecidas da nuvem do Google; dicas incluem recursos para buscar e…

7 minutos ago