Cercado por montanhas, com condições climáticas que favorecem a ausência de nuvens e distante dos centros urbanos, o Desengano tem um dos melhores níveis de escuridão para a observação dos astros. Parque brasileiro tem um dos céus mais escuros do mundo; saiba qual é e veja imagens
O Globo Repórter desta sexta-feira (23) foi até a cidade de Santa Maria Madalena, no estado do Rio de Janeiro, para conhecer o Parque Estadual do Desengano, que foi o primeiro da América Latina a receber o título de Dark Sky, ou Céu Escuro. Veja no vídeo acima.
O título foi conquistado graças aos estudos e eventos que o professor do clube de Astronomia e astrofísico Marcelo organiza com parceiros internacionais.
“A associação Dark Sky percebeu que, além de preservar os céus escuros, também era necessário considerar os efeitos nocivos da poluição luminosa sobre a fauna, a flora e os seres humanos. Tudo faz parte de um algo maior”, conta o astrofísico e professor do Clube de Astronomia de Santa Maria Madalena, Marcelo de Oliveira Souza.
Cercado por montanhas, com condições climáticas que favorecem a ausência de nuvens e distante dos centros urbanos, o Desengano tem um dos melhores níveis de escuridão para a observação dos astros.
“Os parques certificados como Céu Escuro no mundo inteiro têm um valor de escuridão acima de 21.2. Nesta noite, os valores variaram entre 21.4 e 21.6, o que significa que estamos em um dos locais mais escuros possíveis do mundo”, ressalta o astrônomo – URFJ, Daniel Mello.
Parque brasileiro tem um dos céus mais escuros do mundo
Reprodução/TV Globo
A guia de turismo, Cristiana Rizzeto faz parte do Clube de Astronomia da cidade, no Norte Fluminense e descreve um dos principais privilégios de ter sido criada em Santa Maria Madalena:
“Desde criança, eu observo o céu e a gente conseguia ver constelações, estrelas, meteoros passando, estrelas cadentes. É algo muito lindo”, diz.
Céu no Parque Desengano
Reprodução/TV Globo
Astrofotografias do céu
Astrofógrafo registra diversos pedaços do universo no Desengano
A ligação com as estrelas está no coração e nos olhos do Igor Borgo. O astrofógrafo registrou diversos pedaços do universo no Desengano (veja fotos abaixo).
“Virou uma paixão vir para cá fotografar o céu. Ter esse céu à disposição é um privilégio para poucos. É uma beleza que não cansa”.
Astrofotógrafo faz fotos do céu do Desengano
Reprodução/TV Globo
Ele destaca a essência do trabalho da astrofotografia:
“A gente pega pedaços do universo e leva para casa com a gente”.
Astrofotógrafo faz fotos do céu do Desengano
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…