A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou nesta terça-feira (24/12), na Justiça Federal, uma ação para tentar anular uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o aborto em crianças.
A resolução alvo de parlamentares da oposição no Congresso Nacional foi aprovada pelo Conanda na segunda-feira (23/12), por 15 votos a 13. A norma estabelece a regulamentação do aborto legal para menores vítimas de violência sexual em todo o Brasil.
Na ação, Damares, que foi ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, alega que “houve atropelo regimental” durante a votação da resolução. Segundo ela, um pedido de vista feito por um membro do conselho foi rejeitado pela presidente do colegiado, Marina De Pol Poniwas.
Damares argumenta, na ação, que o procedimento adotado na votação viola um artigo do próprio conselho. O artigo prevê que é “facultado a qualquer conselheiro pedir vistas de matéria ainda não votada, remetendo-se a discussão sobre o tema para a reunião ordinária subsequente, conforme calendário aprovado pelo Plenário”.
Além de pedir a suspensão de publicação da medida no Diário Oficial da União (DOU), a senadora bolsonarista pede a que a votação da resolução seja declarada nula e que representantes do governo envolvidos na votação seja ouvidos.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…