Categories: Últimas Notícias

O “Bloco do Pijama Sem Tropa” sai atrasado em defesa dos golpistas

Oficialmente, pelo menos, o carnaval acabou na última quarta-feira, embora aqui e ali foliões inconformados insistam em demonstrar que não acabou. Hoje, desfilam na Sapucaí as escolas de samba campeãs do carnaval do Rio de Janeiro.

O “Bloco do Pijama Sem Tropa” fez com atraso sua estreia na avenida. Os clubes Militar, Naval e de Aeronáutica, em nota divulgada ontem, saíram em defesa dos militares investigados por sua participação no golpe tramado por Bolsonaro.

A nota diz que os militares da reserva, exímios jogadores de dominó, damas e cartas, observam com “apreensão a exposição de distintos chefes militares, associados a atos que supostamente atentaram ao Estado Democrático de Direito”.

Consideradas as trajetórias de vida dos distintos, diz a nota, “avaliamos ser pouco sustentável” o que a Polícia Federal atribui a eles. E o bloco recomenda:

“É imprescindível que os processos em andamento sejam conduzidos com responsabilidade e imparcialidade, respeitando os limites legais, o devido processo legal, a igualdade perante a lei, o contraditório e a ampla defesa. A acuidade dessa abordagem é vital para que se evite a deterioração das relações no âmbito militar”.

Atos que supostamente atentaram contra a democracia… A reserva põe em dúvida se tais atos puseram a democracia em risco. E que atos foram esses? Basta revisitar a reunião ministerial de 5 de julho de 2022 presidida por Bolsonaro.

Distintos chefes militares participaram dela, como o general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, e o general Walter Braga Netto, candidato a vice de Bolsonaro.

Na ocasião, ministros civis perguntaram se a reunião estava sendo gravada – Bolsonaro e Braga Netto responderam que não, mas o vídeo está no YouTube. Heleno falou em “virar a mesa” e em infiltrar espiões na campanha de Lula.

Na verdade, nas duas campanhas – a de Lula e a de Bolsonaro. Com a diferença que a de Bolsonaro saberia da infiltração. Paulo Sérgio falou que todas as providências em discussão tinham um só objetivo: reeleger Bolsonaro.

São fartas as provas e evidências coletadas pela Polícia Federal que implicam pelo menos quatro oficiais-generais de quatro estrelas e um almirante, a saber:

* Walter Braga Netto;

Augusto Heleno;

Estevam Teophilo (ex-chefe do Comando de Operações Terrestres);

Paulo Sérgio Nogueira;

* e o almirante Almir Garnier (à época, comandante da Marinha).

Assinam a nota do “Bloco do Pijama Sem Tropa” o general Sérgio Tavares Carneiro, presidente do Clube Militar, o almirante João Afonso Prado Maia, presidente do Clube Naval, e o brigadeiro Marco Antonio Carballo Perez, presidente do Clube de Aeronáutica.

O general Sérgio Tavares Carneiro é pai de Victor Carneiro, que sucedeu o delegado Alexandre Ramagem na direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Victor foi citado por Heleno no plano para espionar a campanha de Lula.

A nota termina com a reafirmação dos bons propósitos dos militares da reserva:

“Àqueles que nos demandam posições extremadas, reiteramos que não promoveremos o dissenso no seio das Forças Armadas, objetivo permanente daqueles que não comungam de nossos ideais, valores e amor à Pátria, ignorando o nosso juramento de defendê-la, se necessário, com o sacrifício de nossas próprias vidas”.

Que bonito!

Share
Published by

Recent Posts

Em entrevista de fim de ano, Putin propõe duelo de mísseis com Ocidente e diz que queria ter começado antes a guerra na Ucrânia

Durante quase quatro horas e meia, Putin respondeu a perguntas de repórteres e da população.…

59 minutos ago

Gexperience: exposição imersiva com cenários da TV Globo abre pré-venda de ingressos em Manaus

A pré-venda dos ingressos para a experiência imersiva com mais de 15 atrações inicia nesta…

59 minutos ago

Justiça da França condena homem que submetia esposa a estupros coletivos

A justiça também considerou os outros 50 réus culpados de estupro, tentativa de estupro ou…

59 minutos ago

Congresso dos EUA rejeita projeto dos republicanos para evitar ‘shutdown’

Caso os legisladores não entrem em acordo, o governo dos EUA entrará em uma paralisação…

59 minutos ago