Na Alemanha, o parlamento aprovou a dissolução do governo do primeiro-ministro Olaf Scholz. a França, primeiro-ministro pediu demissão horas depois de uma votação na Assembleia Nacional o afastar do cargo. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
O Parlamento da Alemanha aprovou a dissolução do governo do primeiro-ministro Olaf Scholz, após a aliança partidária que o apoiava se desfazer por divergências sobre como revitalizar a economia.
Abriu-se caminho, então, para uma nova eleição, que deve acontecer em fevereiro de 2025. Era uma questão de tempo desde que o partido liberal democrata deixou a coalização do governo e Scholz ficou sem maioria parlamentar, no início de novembro.
Enquanto isso, na vizinha França, o primeiro-ministro, Michel Barnier, pediu demissão horas depois de uma votação na Assembleia Nacional o afastar do cargo — ele tinha apenas três meses na função. Barnier foi alvo de uma moção de censura — quando deputados podem retirar um primeiro-ministro do cargo. Por trás do mecanismo, algo inédito: uma improvável aliança de esquerda e direita, ambas insatisfeitas.
Do outro lado do continente Europeu, é o Canadá, igualmente um país desenvolvido, que dá sinais de crise com seu primeiro-ministro, Justin Trudeau. Parlamentares pediram a sua renúncia, pouco após a vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pedir demissão, mergulhando o Canadá em uma crise política, na qual a situação econômica também pesou.
Quem explica como esses cenários se convergem é Thomás Zicman de Barros, pesquisador na Universidade do Minho, em Portugal, e da Sciences Po, em Paris, na França. Na conversa com Natuza Nery, ele também fala sobre o peso da economia por trás das quedas e da impopularidade desses líderes e como essas mudanças podem refletir ao redor do mundo.
O que você precisa saber:
Olaf Scholz da Alemanha perde voto de confiança
Extrema direita isolada e coalizões frágeis: saiba o que deve acontecer na Alemanha
Primeiro-ministro da França entrega demissão a Macron, em meio à crise política
Macron escolhe François Bayrou para primeiro-ministro
Macron tem um novo primeiro-ministro, mas os mesmos problemas de sempre
Vice-premiê do Canadá renuncia ao cargo por ‘diferenças’ com Trudeau sobre tarifas de Trump
Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise política e ameaça Trudeau no governo
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
O Bitcoin parece ser uma tendência global inclusive para reduzir a dependência do dólar. Isso…
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou o lançamento do Binance Alpha, uma…
Os ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos ultrapassaram os ETFs de ouro em ativos sob…
Dos 10 passageiros que estavam no veículo, quatro ficaram levemente feridos, enquanto o motorista sofreu…
Towana Looney estava há oito anos esperando por um transplante, sem sucesso. Dr. Jayme Locke,…
Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Transmissão encerrada.