A PF indiciou 37 pessoas pelos crimes de golpe de Estado, de abolição violenta do Estado democrático de direito e de organização criminosa – com penas que, somadas, podem chegar a quase 30 anos de prisão. É uma lista que tem mais de 20 militares, além do ex-presidente Jair Bolsonaro e da alta cúpula do seu governo. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A Polícia Federal concluiu e mandou para o STF o inquérito da tentativa de golpe de Estado. No documento, 37 pessoas foram indiciadas pelos crimes de golpe de Estado, de abolição violenta do Estado democrático de direito e de organização criminosa – com penas que, somadas, podem chegar a quase 30 anos de prisão. É uma lista que tem mais de 20 militares e cujos nomes mais proeminentes são do ex-presidente Jair Bolsonaro, de Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice em 2022), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin), e Valdemar Costa Neto (presidente do PL, partido do ex-presidente). Para destrinchar o inquérito da PF e apontar os próximos passos, Natuza Nery conversa com César Tralli, apresentador da TV Globo e da GloboNews. Também neste episódio, Natuza fala com Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo e da rádio CBN, sobre o novo depoimento de Mauro Cid. Nesta quinta-feira (22), Cid teve que apresentar novas provas ao Supremo para manter de pé seu acordo de delação premiada.
O que você precisa saber:
Ex-presidente pode ser preso? O que é indiciar? Saiba os próximos passos
Bolsonaro indiciado por tentativa de golpe: o que se sabe até agora
ENTENDA: Os indiciados e os 6 núcleos golpistas
ENTENDA: Os crimes atribuídos a Bolsonaro e as possíveis penas
Bolsonaro ataca Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Veja os papeis que a PF atribuiu nas investigações até agora sobre os 37 indiciados por golpe
O que dizem os indiciados pela PF
SADI: STF prevê denúncia rápida e julgamento em 2025
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Vídeo que mostra a decoração já ultrapassa mais de 33 milhões de visulizações no perfil…
Cauã André Ribeiro se afogou durante o feriado da Consciência Negra, na quarta-feira (20). Cauã…
Qualidade da água, destinação de lodo e problema em válvula estão entre motivos. Louça acumulada…
Ação será realizada no bairro do Salgado e envolve 65 agentes, que irão percorrer, aproximadamente…
Caminhão do tipo cegonha estava vazio, bateu na traseira de uma carreta que carregava concreto…
Segundo a Sema, 60 animais, entre felinos e caninos, participam do evento. Campanha de adoção…