Norte do estado deve registrar os maiores acumulados de chuva. Santa Catarina e Paraná também têm previsão de temporais com o avanço da frente fria. Área da Havan inundada pela enchente
Jeff Botega/Agencia RBS via Reuters
Uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (17). Segundo a Climatempo, as chuvas devem se intensificar principalmente no norte do estado.
⛈️ No Rio Grande do Sul, os maiores acumulados são esperados para as cabeceiras de rios importantes da região que integram as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.
Segundo a especialista em meteorologia, Maria Clara Sassaki, o leste de Santa Catarina e do Paraná também devem registrar grandes volumes de chuva. No Rio Grande do Sul, os temporais devem ser mais isolados, se concentrando no norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta por conta do retorno das chuvas no Sul do estado.
O aviso de “perigo potencial” abrange o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
Todos os estados do Sul tem alerta para tempestades previstas para os próximos dias.
Inmet
Nesses locais, a previsão é de acumulados de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Com água baixando, moradores de Porto Alegre convivem com animais mortos, esgoto, mau cheiro nas ruas e ratos em casa
Risco de deslizamentos e novas inundações
Com a previsão de novas chuvas para esta sexta, a o Rio Grande do Sul fica em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra.
Nesta quinta, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de 5 metros pela primeira vez desde segunda (13). Por outro lado, a Lagoa dos Patos subiu 30 centímetros em 48 horas e inundou mais áreas no sul do estado.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu algunas alertas para as possíveis consequências das chuvas esperadas para esta sexta.
⚠️O órgão alerta para os riscos de novas inundações, os chamados riscos hidrológicos, e para a possibilidade de deslizamentos de terra, os riscos geológicos.
Para esta sexta, o Cemaden alerta para as os seguintes riscos:
Hidrológicos
🔴Possibilidade muito alta da permanência de inundação nas mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. A previsão considera os acumulados registrados nas últimas semanas e as condições de saturação do solo. A bacia do lago Guaíba segue em condição crítica, assim como os municípios banhados pela Lagoa dos Patos.
🟠Possibilidade moderada de inundação na mesorregião Nordeste Rio-grandense devido à previsão de chuvas moderadas previstas para o local.
Geológicos
🔴Possibilidade muito alta da ocorrência de deslizamentos nas mesorregiões Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha, e Metropolitana de Porto Alegre. Há possiblidade de deslizamentos de encostas naturais, queda de barreiras em rodovias e erosão das marginais de rios.
Temporais no RS: entenda como o relevo de Porto Alegre e as ‘marés de tempestade’ travam escoamento
Dia de calor no Sudeste
Com a permanência do bloqueio atmosférico atuando no país, além do retorno das chuvas para o Sul do Brasil, as temperaturas devem continuar subindo no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.
Segundo o Inmet, nesta sexta a máxima pode atingir os 30°C em São Paulo e em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, os termômetros podem registrar até 36°C.
🌡️As temperaturas devem ficar acima da média para o período principalmente no centro-norte paulista, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e extremo leste do Mato Grosso do Sul.
Áreas do Sudeste e do Centro-Oeste devem registrar temperaturas acima da média nos próximos dias.
Climatempo
Apesar do dia de calor e sol esperado para esta sexta, o cenário começa a mudar novamente no fim de semana. Com avanço da frente fria vinda do Sul, as capitais do Sudeste devem ter um aumento de nuvens a partir de sábado (18).
No domingo, o dia deve ficar encoberto em boa parte da região, com a instabilidade provocada pela massa de ar frio. Pode chover de maneira isolada, mas sem previsão de temporais.
Imagens de satélite mostram antes e depois de maior enchente da história no RS
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…