Dados foram informados pela empresa Elektro, durante CPI na Câmara que investiga qualidade dos serviços de energia elétrica prestados na cidade. Moradores sem energia há dias organizam protesto em Limeira
Acervo pessoal
O número de moradores que ficaram sem energia elétrica por um período de 10 horas ou mais em Limeira (SP) em 2023 mais do que dobrou. Os dados foram fornecidos pela concessionária Elektro, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara que investiga os serviços prestados pela empresa.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Na reunião desta terça-feira (12), a empresa informou que em 2021 foram 3.705 clientes que ficaram sem energia por 10 horas ou mais. Em 2022, foram 3.054. Já em 2021, foram 7.003, uma alta de 129% em relação ao ano anterior.
Diante da resposta, a CPI solicitou que a empresa informe qual a porcentagem de clientes que ficaram sem energia por mais de 10 horas de forma recorrente. Os parlamentares afirmaram que a finalidade do questionamento é entender se é o mesmo grupo que tem sofrido sempre com as interrupções.
Além disso, os vereadores agora também questionam a prefeitura sobre o número de processos abertos contra a empresa desde 2020.
A CPI também agendou uma oitiva com o biólogo e professor Rogério Mesquita. O objetivo é colher informações técnicas sobre a arborização urbana. Os parlamentares explicaram que as interrupções de energia podem acontecer, muitas vezes, em decorrência de queda de galhos sobre a fiação elétrica, por esse motivo buscam a opinião do especialista.
Reparo na rede de energia após temporal em Limeira
Heitor Moreira/EPTV
Sem energia há dias
Em novembro, moradores de várias áreas da cidade relataram problemas de falta de energia há várias horas, e até dias, após temporais. Eles apontaram dificuldades para higiene básica e relataram que alimentos estragaram.
Alguns optaram por usar caixas térmicas para tentar conservar alguns itens.
Canal de denúncias
A Câmara de Limeira criou um canal de denúncias para que os moradores possam registrar problemas relacionados à empresa. Ele pode ser acessado por meio deste link, que dá acesso a um formulário no site do Legislativo municipal, em que são solicitados dados como nome completo, código do cliente (CDC), endereço e telefone.
Também é necessário informar o período em que o consumidor ficou sem energia, indicar se houve perdas materiais e fazer um breve relato sobre o caso.
A próxima reunião da CPI será no dia 6 de fevereiro, às 14h.
CPI
A Comissão foi criada após aprovação do Requerimento de CPI Nº 4/2023, de autoria de Elias Barbosa.
A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (Podemos), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro. Todas as deliberações da Comissão são registradas em ata.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Antes de sair para comemorar o fim de ano, não se esqueça de fazer esses…
Há exatos 20 anos, no dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 no…
A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou a abertura de concurso público para o…
São Paulo — A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite dessa…
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem por porte ilegal de arma…
Morreu nesta quinta-feira (26/12) o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro.…