Chuvas excessivas no Rio Grande do Sul devem piorar cheia do lago entre segunda (13) e terça (14). Há uma semana, lago Guaíba atingiu marca histórica de 4,7 metros. Porto Alegre continua parcialmente inundada, e situação pode piorar com nova cheia do Guaíba
Adriano Machado/Reuters
O nível do Guaíba pode ultrapassar a marca histórica registrada no último dia 5 e chegar a 5,5 metros entre segunda (13) e terça-feira (14), de acordo com projeção elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lago teve leve alta neste domingo e atingiu 4,64m no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Todos os cenários previstos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da UFRGS, para a próxima semana reafirmam cheia duradoura do Guaíba e repique com nova elevação dos níveis para acima dos 5 metros.
A depender da ocorrência das chuvas previstas para as próximas horas e do vento sul, o Guaíba pode superar a marca histórica de 5,33 m, registrada no domingo da semana passada, e alcançar os 5,50 metros. (veja as projeções abaixo).
LEIA TAMBÉM:
Deslizamento em Caxias do Sul deixa um morto e um ferido
Conheça o gaúcho que resgatou 300 pessoas sem saber nadar
Moradora que teve casa inundada viraliza com samba da Mangueira
Projeção da UFRGS aponta que Guaíba pode chegar a 5,5 metros na próxima semana
Divulgação
Após atingir o pico no último dia 5, o lago apresentou recessão lenta na quarta-feira (8/5) até 4,56 m no sábado (11/5), o menor nível desde o início da enchente. À noite, o nível começou a subir. Às 14h45 deste domingo, registrou marca de 4,65 m, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC).
Chove intensamente no estado desde sábado. Ocorreu precipitação expressiva de 100 milímetros ou mais em regiões das bacias do Taquari, Sinos, Caí e Jacuí. O nível do rio Taquari se aproxima dos 24 metros, e as previsões para o Caí apontam que vai ultrapassar os 16 metros.
Rio Taquari sobe e ultrapassa cota de inundação no município de Encantado, no RS
Porto Alegre tem o início de maio mais chuvoso em 63 anos, desde 1961, segundo a Climatempo Meteorologia. De 1º de maio até as 9h deste domingo (12), a estação meteorológica do Jardim Botânico, na Zona Norte da Capital, registrou 306,5 mm de acumulado. Isto é quase o triplo da média, que é de 113 mm.
Com sete mortes confirmadas na manhã de domingo (12), o RS chegou a 143 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabilizava 131 desaparecidos e 806 feridos (50 a mais do que o dia anterior).
Com a volta da chuva no estado, o número de pessoas fora de suas casas aumentou de cerca de 441 mil, registrado no sábado (11), para mais de 618 mil. Mais de 81 mil estão em abrigos e 537 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…