Uma das personagens mais reconhecíveis do mundo, a Hello Kitty está na “boca do povo” após a revelação de que ela, de fato, não é uma gata, mas, sim, uma garota. A polêmica faz relembrar a trajetória do desenho, iniciada no Japão e que conquistou a cultura pop, bem como a indústria da moda.
Vem conferir!
Hello Kitty no Gold Gala 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos
Criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu para a Sanrio, a Hello Kitty foi inicialmente concebida como uma gatinha antropomorfizada (em forma humana), com um laço na orelha esquerda. A ausência de boca, segundo a empresa japonesa, tinha o objetivo de permitir que as pessoas projetassem as próprias emoções na personagem. Rapidamente, Kitty conquistou o público pelo mundo, principalmente o de crianças e adolescentes.
Os anos 1980 marcaram a consolidação da Hello Kitty como um fenômeno global, com inúmeras coleções de produtos licenciados, desde materiais escolares até artigos de moda. Mochilas, cadernos, canecas, brinquedos e eletrodomésticos foram estampados pela carinha da personagem, com o icônico bigode.
Primeiro desenho da Hello Kitty, de 1986
Yuko Shimizu, designer criadora do icônico desenho
Produtos com o rosto da personagem se espalharam pelo mundo
Hello Kitty na parada de Dia de Ação de Graças da Macy’s, em 2007
O impacto da figura da Hello Kitty atingiu a moda e, ao longo das décadas, várias marcas internacionais lançaram coleções inspiradas na personagem, como a Converse, a Crocs e a Primark. No Brasil, a tendência não foi diferente. Marcas como Baw Clothing e Melissa criaram roupas, acessórios e calçados com a carinha da personagem. A apresentadora Sabrina Sato também se rendeu ao fenômeno: lançou, neste ano, uma linha de maquiagem temática.
Não podemos deixar de falar do estilo da própria Hello Kitty. Roupas e acessórios usados por ela se baseiam na estética kawaii, repleta de elementos japoneses. Laços e corações em uma paleta suave de cores, como rosa, branca e vermelha predominam na estética.
A Crocs lançou calçado especial para os 50 anos da personagem
Coleção da Primark
A Melissa também lançou itens inspirados na personagem
Coleção da Baw
A Converse também entrou na tendência
O estilo da personagem é recheado de referências nipônicas
Kitty no London Fashion Week, em 2019
Recentemente, a diretora da Sanrio, Jill Cook, causou furor e confusão entre os fãs ao citar, em entrevista ao programa Today Show, da NBC, que a Hello Kitty não é uma gata, mas, sim, uma menina inglesa. A fala gerou polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais, já que o próprio nome da personagem, em tradução livre, significa “olá, gatinha”. A polêmica havia sido levantada pela primeira vez em 2014.
A descrição oficial da personagem no site da Sanrio apresenta: “Hello Kitty é uma garota feliz e divertida, que adora espalhar alegria pelo mundo. Ela mora com os pais e a irmã gêmea, Mimmy, em Londres, na Inglaterra”.
Reações dos internautas ao posicionamento da marca
Em 2024, a Hello Kitty comemora 50 anos e mantém a relevância na cultura mundial, como prova a polêmica. Já como ícone fashion, a personagem conquistou um lugar e continua a ser homenageada por marcas de moda que se inspiram na fofura da “garotinha” para linhas e coleções.
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