🏊♀️ A nadadora Helenil Soares Castilho, de Avaré (SP), que aprendeu a nadar com 52 anos, já participou de 21 edições dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) e prova que não existe idade para praticar o esporte que ama. Atleta de 84 anos acumula mais de 80 medalhas de natação em Avaré
Indo além de preconceitos e estereótipos, a atleta Helenil Soares Castilho, de 84 anos, moradora de Avaré (SP), acumula mais de 80 medalhas de natação e prova que independentemente da idade, nunca é tarde para começar a praticar um esporte.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Querida por todos da comunidade esportiva de Avaré, Helenil tenta se aposentar de vez do esporte, mas ressalta que não tem ninguém com a mesma idade e disposição dela para continuar competindo pela região.
A atleta Helenil acumula mais de 80 medalhas de natação da categoria de melhor idade, em Avaré (SP)
Arquivo pessoal
A idosa aprendeu a nadar com 52 anos e a começou competir com 63. Ao g1, Helenil explicou que o segredo que a mantém praticando até hoje é o amor pelo esporte. Ela pratica natação e também joga vôlei adaptado, sendo considerada uma das melhores atletas da categoria melhor idade.
“Acho que o que me mantém competindo é porque eu gosto muito de esporte, jogo vôlei também, vou na quadra fazer alguns lances, eu sempre gostei”, acrescenta a idosa.
Esporadicamente, Helenil ainda joga vôlei adaptado em Avaré (SP)
Arquivo pessoal
A última competição que dona Helenil participou foi dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizado entre os dias 25 e 29 de maio em Campo Limpo Paulista (SP). Ela fez questão de participar, pois já esteve em pelo menos 21 edições do evento.
Ela ganhou medalha de prata na categoria de natação e declarou que o esporte é tudo para ela (veja Helenil nadando no vídeo acima)
A idosa de Avaré (SP) alega que só não venceu a medalha de ouro devido ao frio que fazia no dia da competição
Arquivo pessoal
“Quase peguei ouro, mas estava muito frio, morri de frio, estava 9ºC e a piscina semi morna, é mais difícil nadar, mais um pouquinho eu pegava ouro, mas não sentia meu pé, estava congelado, porém, peguei o segundo lugar”, lembra Helenil.
Atualmente, o maior empecilho da atleta tem sido a artrose, condição que causa o desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Para conseguir competir, ela precisa ser carregada e posicionada na piscina.
Fã de ‘Resident Evil 4’, idoso comemora nova versão do jogo que marcou era dos videogames
🌊Homenagem da prefeitura
A conquista de dona Helenil foi comemorada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Avaré durante uma solenidade realizada na quarta-feira (5), no Ginásio Kim Negrão.
“O esporte representa mesmo tudo pra mim”, declarou a idosa emocionada durante o evento.
A atleta recebeu uma placa em homenagem aos seu anos de conquistas esportivas representando o município. Além de Avaré, dona Helenil também conta que já competiu em cidades como Praia Grande, Santos e Guarujá (SP).
Helenil Soares Castilho conquistou medalha de prata da natação durante os Jogos da Melhor Idade (JOMI) de Avaré (SP)
Prefeitura de Avaré/Divulgação
🐟’Na água ela é um peixe’
Quem acompanha Helenil na maioria das competições é sua amiga Vera Barbosa, de 72 anos. As duas se conheceram jogando vôlei adaptado em Avaré, em 2016.
“Eu me apaixonei por ela desde o começo, porque ela é um encanto, ela tem um sério problema no joelho, quase não consegue andar, mas na água ela é um peixe, é uma foquinha”, conta Vera.
A parceria em aventuras ficou cada vez mais forte e, atualmente, Vera visita Helenil quase todos os dias. A aposentada também acrescenta que Helenil confia nela, por isso estão sempre juntas.
Quando é necessário, Vera dorme perto de Helenil, a acompanha em eventos e dá toda atenção possível, pois sente que é responsabilidade dela ter este cuidado com a colega.
“Eu moro longe, tenho um filho tetraplégico em casa, mas eu me divido para ajudar no que posso tudo e todos”, relata a aposentada.
Helenil e Vera se conheceram jogando vôlei adaptado em Avaré (SP)
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…