Categories: Últimas Notícias

Ministros ameaçam abandonar Netanyahu caso cessar-fogo seja aceito

Deputados de extrema-direita ameaçaram romper com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu  caso Israel aceite um acordo de cessar-fogo em Gaza. Mediadores como Estados Unidos, Catar e Egito voltaram a discutir uma proposta para o fim das ofensivas e a libertação de reféns. O apelo é que tanto o governo israelense, quanto o grupo palestino Hamas, aceitem a decisão.

O ministro da Segurança Interna, Itamar Ben-Gvir, e o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, vieram a público, neste sábado (1º/6), para afirmar que abandonariam o governo caso Netanyahu desse fim à guerra sem a eliminação completa do Hamas.

“Este é um acordo promíscuo, que representa uma vitória para o terrorismo e um perigo para a segurança do Estado de Israel. Concordar com tal acordo não é uma vitória absoluta – mas uma derrota absoluta. Se o primeiro-ministro implementar o acordo promíscuo nas condições publicadas hoje, o que significa o fim da guerra e a renúncia do Hamas, Otzma Yehudit dissolverá o governo”, disse Ben-Gvir no X (antigo Twitter).

“Falei agora com o primeiro-ministro e deixei-lhe claro que não farei parte de um governo que concordará com o esboço proposto e acabará com a guerra sem destruir o Hamas e devolver todos os raptados. Não concordaremos com o fim da guerra antes da destruição do Hamas”, afirmou Smotrich, também no X.

A perda do apoio de seus ministros, na prática, derrubaria o governo de Netanyahu. O primeiro-ministro garantiu que não encerraria o conflito sem a aniquilação completa do grupo palestino.

“O Hamas continua a fazer exigências extremas. A sua principal delas é que retiremos todas as nossas tropas da Faixa de Gaza, ponhamos fim à guerra e deixemos o Hamas em paz. O estado de Israel não pode aceitar estes termos”, disse Netanyahu, no último dia 5, em uma mensagem de vídeo.

Nessa sexta-feira (31/5), o presidente Joe Biden afirmou que um “acordo abrangente”, que inclui a retirada das tropas do Exército de Israel do território palestino por seis semanas e a libertação de todos os reféns. Segundo o presidente norte-americano, caso o Hamas respeitasse os termos, a trégua evoluiria para um cessar-fogo permanente.

 

Share
Published by

Recent Posts

Sete pessoas são presas suspeitas de usar recursos da União ilegalmente para explorar garimpo em terra indígena de MT

Além das prisões, no garimpo foram apreendidas 163 gramas de ouro, três armas de fogo,…

31 minutos ago

Academia, bar temático e casa de shows são flagrados em esquema de furto de energia em Belém

Dos de sete estabelecimentos flagrados, estão uma academia, um bar temático de boliche e uma…

31 minutos ago

Água invade UBS na Zona Leste de SP e pacientes são retirados às pressas por funcionários

Unidade de saúde no bairro Cidade Líder tinha uma comporta, mas que se quebrou com…

31 minutos ago

Cozinha Solidária: Governo lança programa para apoiar entidades que alimentam pessoas carentes

No Piauí, 11 entidades foram credenciadas pelo ministério para fazer parte do programa: seis em…

31 minutos ago

Vereadores aprovam contas de 2020 do ex-prefeito Ortiz Junior, em Taubaté

Votação aconteceu no início da noite desta sexta-feira (20). Contas foram aprovadas por 13 votos…

31 minutos ago