O apagão cibernético que afetou serviços importantes em vários países do mundo desde a madrugada do dia 18 atingiu 8,5 milhões de dispositivos Windows. Nota da Microsoft publicada na rede X (antigo Twitter) aponta que esses 8,5 milhões equivalem a menos de 1% de todas as máquinas Windows.
“Embora a percentagem tenha sido pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o amplo o uso do CrowdStrike por empresas de setores essenciais”, ressaltou a Microsoft.
A empresa ainda ressaltou que o incidente demonstra a natureza interconectada do ecossistema – provedores globais de nuvem, plataformas de software, fornecedores de segurança e outros fornecedores de software e clientes. “É também um lembrete de como é importante para todos nós, no ecossistema tecnológico, priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres usando os mecanismos existentes. Como vimos nos últimos dois dias, aprendemos, recuperamos e avançamos de forma mais eficaz quando colaboramos e trabalhamos juntos”, frisou.
O apagão cibernético global provocou o cancelamento 4,3 mil voos por todo o mundo. Segundo o site especializado em tráfego aéreo FlightAware, a quantidade de atrasos dos voos em todo o mundo é de 39,3 mil. Empresas de telecomunicações e de finanças também enfrentaram problemas.
Apenas em termos de voos para fora ou dentro dos Estados Unidos, o número de cancelamentos foi de 2,3 mil, e o de atrasos, em 6,6 mil. As companhias aéreas mais afetadas pelo apagão foram as norte-americanas Delta, American Airlines e United. Os aeroportos mais impactados pelo apagão também foram nos Estados Unidos.
Lista de voos cancelados por companhias
Delta: 749 cancelamentos e 1.049 atrasos
American Airlines: 356 cancelamentos e 848 atrasos
United: 344 cancelamentos e 1.070 atrasos
Endeavor Air: 227 cancelamentos e 229 atrasos
Spirit: 141 cancelamentos e 319 atrasos
Lista de Aeroportos mais impactados
Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson (Atlanta, EUA): 273 cancelamentos e 340 atrasos
Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare (Chicago, EUA): 103 cancelamentos e 232 atrasos
Aeroporto de LaGuardia (Nova York, EUA): 85 cancelamentos e 176 atrasos
Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul (Minnesota, EUA): 85 cancelamentos e 114 atrasos
Aeroporto Internacional Newark Liberty (Nova Jersey, EUA): 83 cancelamentos e 163 atrasos
O motivo do apagão cibernético global foi um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. O CEO da entidade, George Kurtz, explicou que as interrupções derivam de um defeito identificado em uma atualização de conteúdo de seu software nos sistemas operacionais Microsoft Windows.
Esse erro na atualização de código de software emitida pela CrowdStrike levou computadores que operam pelo Windows a travarem.
O CEO afirmou que uma correção já foi implantada, porém, especialistas ressaltam que a situação pode demorar para se normalizar.
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