Categories: Últimas Notícias

Mico-leão-dourado chega ao Zoo de Brasília para formar par com fêmea

O Zoológico de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (7/11), um mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), resgatado do tráfico de animais silvestres em 2020. O animal, batizado de Da Vinte, foi transferido do Zoológico de São Paulo para a capital federal após recomendação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de formar par com Koara, a única fêmea da espécie no zoo, que chegou em 2023.

A transferência faz parte de um programa de preservação da espécie, que é considerada ameaçada de extinção. O animal passará por um período de quarentena para adaptação ao novo ambiente, antes de ser apresentado ao público. Além da conservação, um dos objetivos da mudança é a reprodução da espécie.

Da Vinte será o novo namorado de Koara (foto em destaque), a única fêmea de mico-leão-dourado no Zoológico de Brasília. A espécie, atualmente, conta com uma população estimada de 4,8 mil indivíduos na natureza, conforme o Censo de 2023 realizado pela Associação Mico-Leão Dourado. Em 1970, a espécie esteve à beira da extinção, com apenas 200 animais.

A transferência foi realizada dentro das diretrizes do Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica. O transporte, feito pelo programa Avião Solidário da LATAM, durou 1h50 em voo direto de São Paulo/Congonhas para Brasília.

Relembre a chegada de Koara:

Koara chegou ao Zoológico de Brasília por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco. O animal foi resgatado em Petrolina (PE), também vítima do tráfico de animais silvestres, e chegou ao Aeroporto de Brasília na noite de 6 de junho de 2023.

Ela faz parte da preservação da espécie em extinção por meio do Programa de Conservação do mico-leão-dourado e seguimento às diretrizes e orientações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB).

Koara foi transportada no voo LA3783 que partiu do aeroporto de Recife às 16h15 (hora local) e pousou na capital federal às 18h55 (hora local). Todo o transporte do mico foi feito pelo programa Avião Solidário da LATAM.

A fêmea também cumpriu quarentena, onde passou pela fase de adaptação ao novo ambiente, antes de poder ser visitada pelo público.

 

Share
Published by

Recent Posts

O que mudou no WhatsApp em 2024 (e talvez você não saiba)

Agora dá para transformar áudio em texto. App passou a contar com Meta IA, recurso…

14 minutos ago

Caixa de transporte, regras e preparo: guia explica como viajar de avião com cães e gatos

Associações do setor aéreo divulgaram orientações para garantir bem-estar do pet antes, durante e depois…

15 minutos ago

Dia do Vizinho: Mensagem para agradecer e homenagear

E se você conseguisse planejar uma viagem com os vizinhos neste fim de ano? Dezembro…

15 minutos ago

VÍDEO: Capivara sobe em telhado de casa em Curitiba

Corpo de Bombeiros fez caminho de madeira para que capivara pudesse descer. No entanto, animal…

15 minutos ago

Entenda a ‘Zona Verde’, projeto que prevê criação de estacionamento rotativo pago no centro de Brasília

Ainda não há previsão para a implementação do estacionamento rotativo. Sistema deve ser implementado em…

15 minutos ago

Manga, limão, jaca e mais; veja melhores lugares para colher frutas nas ruas do DF

Mais de 900 mil árvores frutíferas estão espalhadas por Brasília. Parque da Cidade, Avenida das…

15 minutos ago