O Zoológico de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (7/11), um mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), resgatado do tráfico de animais silvestres em 2020. O animal, batizado de Da Vinte, foi transferido do Zoológico de São Paulo para a capital federal após recomendação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de formar par com Koara, a única fêmea da espécie no zoo, que chegou em 2023.
A transferência faz parte de um programa de preservação da espécie, que é considerada ameaçada de extinção. O animal passará por um período de quarentena para adaptação ao novo ambiente, antes de ser apresentado ao público. Além da conservação, um dos objetivos da mudança é a reprodução da espécie.
Da Vinte será o novo namorado de Koara (foto em destaque), a única fêmea de mico-leão-dourado no Zoológico de Brasília. A espécie, atualmente, conta com uma população estimada de 4,8 mil indivíduos na natureza, conforme o Censo de 2023 realizado pela Associação Mico-Leão Dourado. Em 1970, a espécie esteve à beira da extinção, com apenas 200 animais.
A transferência foi realizada dentro das diretrizes do Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica. O transporte, feito pelo programa Avião Solidário da LATAM, durou 1h50 em voo direto de São Paulo/Congonhas para Brasília.
Relembre a chegada de Koara:
Koara chegou ao Zoológico de Brasília por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco. O animal foi resgatado em Petrolina (PE), também vítima do tráfico de animais silvestres, e chegou ao Aeroporto de Brasília na noite de 6 de junho de 2023.
Ela faz parte da preservação da espécie em extinção por meio do Programa de Conservação do mico-leão-dourado e seguimento às diretrizes e orientações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB).
Koara foi transportada no voo LA3783 que partiu do aeroporto de Recife às 16h15 (hora local) e pousou na capital federal às 18h55 (hora local). Todo o transporte do mico foi feito pelo programa Avião Solidário da LATAM.
A fêmea também cumpriu quarentena, onde passou pela fase de adaptação ao novo ambiente, antes de poder ser visitada pelo público.
Agora dá para transformar áudio em texto. App passou a contar com Meta IA, recurso…
Associações do setor aéreo divulgaram orientações para garantir bem-estar do pet antes, durante e depois…
E se você conseguisse planejar uma viagem com os vizinhos neste fim de ano? Dezembro…
Corpo de Bombeiros fez caminho de madeira para que capivara pudesse descer. No entanto, animal…
Ainda não há previsão para a implementação do estacionamento rotativo. Sistema deve ser implementado em…
Mais de 900 mil árvores frutíferas estão espalhadas por Brasília. Parque da Cidade, Avenida das…